Levantamento feito pela consultoria Bright Cities leva em consideração indicadores dos 319 municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes
Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, em sua 2ª edição, leva em consideração a média dos indicadores dos três maiores municípios de cada unidade federativa. Somente municípios de população superior a 100 mil habitantes são incluídos no ranking, o que significa que são avaliados anualmente um total de 326 municípios brasileiros. A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.
O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.
Leia Mais:
- Pesquisadores transformam cascas de banana em embalagens bioplásticas
- SP Ventures divulga investimento de US$ 37 milhões em startups do agro
- USP inaugura laboratório que usa Realidade Virtual para explicar as mudanças climáticas
A Bright Cities considera, ainda, que a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação.
Os 40 indicadores selecionados para compor o Ranking foram divididos em cinco pilares temáticos: Prosperidade, Gestão, Bem-Estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
De acordo com a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas iniciativas que levaram ao resultado, o Bright Cities destaca investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.
Exemplos mais recentes deste trabalho são o lançamento do projeto da Fábrica de Ideias, com a criação de um dos maiores hubs de inovação da América Latina em Curitiba, bem como o programa Talento Tech, para a concessão de bolsas para qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 3 mil jovens de 50 municípios paranaenses.
Para o ranking, foram consideradas as cidades de Curitiba, Maringá e Londrina, que obtiveram, respectivamente, nota média de 6,38, 6,34 e 6,21. O Estado de São Paulo foi representado por São Paulo (6,49), Campinas (6,20) e Guarulhos (5,81). Terceiro colocado no levantamento estadual, Santa Catarina foi avaliada em Florianópolis (6,22), Blumenau (5,85) e Joinville (5,76).