Animal está em risco de extinção; criação foi feita em parceria com o chef peruano Diego Oka
A NotCo uniu forças ao renomado chef peruano Diego Oka para apresentar a “NotTurtle Soup” – uma alternativa vegetariana à tradicional sopa de tartaruga, consumida em várias partes do mundo. Esta iniciativa surge como uma resposta à preocupante redução na população de tartarugas-verdes, amplamente atribuída à caça para consumo humano.
Para a criação, a equipe utilizou a Giuseppe, sistema próprio de inteligência da foodtech, para replicar meticulosamente o sabor e a textura da sopa de tartaruga. A tecnologia analisa as propriedades moleculares das plantas, permitindo a criação de substitutos saborosos e sustentáveis para alimentos tradicionalmente baseados em carne.
“É uma plataforma de IA poderosa que pode ajudar a resolver problemas antigos da indústria e muito mais. Se o Giuseppe conseguiu replicar a sopa de tartaruga verde em apenas duas semanas, não estamos apenas fornecendo uma alternativa para uma espécie ameaçada, mas também é uma forma de dizer ‘imagine o que mais podemos fazer com a tecnologia’”, diz Matias Muchnick, CEO da NotCo.
Leia Mais:
- Yara e MyCarbon fazem parceria para recuperação de áreas degradadas
- Web Summit Rio: Suíça apresenta soluções de descarbonização e tecnologia de alimentos
- GHT4 adquire agtech Spacevis, criadora de smart tag para monitoramento de gado
A campanha de lançamento da “NotTurtle Soup” foi acompanhada por esforços educativos, com destaque para uma iniciativa no Peru, onde o prato é considerado uma iguaria cultural. O vídeo divulgado durante a campanha não apenas demonstra o processo de criação da sopa, mas também enfatiza a importância das escolhas alimentares sustentáveis. Além de oferecer uma alternativa culinária, a campanha visa estimular uma discussão mais ampla sobre o consumo responsável e a conservação da biodiversidade.