terça-feira, 19/11/2024
spot_imgspot_img
InícioNutrição e Bem-estarPão funcional apresenta bons resultados contra a asma

Pão funcional apresenta bons resultados contra a asma

Formulação e testes com o alimento envolveu pesquisadores da USP, Unicamp e UFMG; resultados mostraram eficiência em camundongos e próxima etapa é avaliar em humanos

 

 

A asma afeta cerca de 20 milhões de brasileiros e responde por aproximadamente 350 mil internações anuais no Sistema Único de Saúde, segundo levantamento do DataSUS. A doença pulmonar é caracterizada por respiração curta e rápida, chiado e aperto no peito. Vários fatores são indicados como causadores da asma. Ambiente e dieta estão na lista. Composição da microbiota intestinal também. Por esta última condição, pacientes asmáticos podem ser beneficiados com o consumo de probióticos. Em geral, essas bactérias benéficas ao organismo são administradas puras ou por meio de produtos lácteos, entre eles o iogurte. No entanto, pesquisadores brasileiros desenvolveram um pão funcional que pode se tornar um aliado na prevenção da doença.

O estudo envolveu pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) com a colaboração de grupos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que pela primeira vez incorporaram a levedura Saccharomyces cerevisiae UFMG A-905 à produção de um pão de fermentação natural. O alimento demonstrou resultados positivos em camundongos. A equipe considera agora a necessidade de experimentos com humanos.

 

Leia Mais:

 

Por 27 dias, os animais com asma foram alimentados com o pão funcional. Os que consumiram o alimento produzido com S. cerevisiae UFMG A-905 apresentaram menos inflamação das vias aéreas. Mas foi com a levedura viva encapsulada acrescentada ao pão que os pesquisadores obtiveram os melhores resultados. “Observamos que os dois pães fermentados com a S. cerevisiae UFMG A-905 preveniram o desenvolvimento da asma nos animais, o que revela que essa levedura tem um efeito muito consistente e, ao que tudo indica, pode combater o desenvolvimento da asma”, afirma Marcos de Carvalho Borges, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e orientador do estudo.

Os cientistas acreditam que diante dos resultados, já há viabilidade para desenvolver um protocolo para testes em seres humanos. Por se tratar de um alimento natural, consumido em larga escala, fazendo parte inclusive da dieta de crianças, o pão pode ser um grande aliado no combate a uma doença tão frequente na população brasileira.

RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários