Feijões, ervilhas e lentilhas podem substituir a carne no almoço, e as cantinas podem oferecer pratos como hambúrgueres de feijão preto com tofu
As novas normas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para as refeições escolares oferecem maior acesso a alimentos nutritivos para crianças vegetarianas e veganas, bem como para aquelas com restrições dietéticas.
As regras foram divulgadas pelo Serviço de Alimentação e Nutrição do USDA (FNS) e estão alinhadas com as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025. O objetivo é melhorar a qualidade nutricional das refeições escolares e de outros Programas de Nutrição Infantil do USDA.
De acordo com as novas regras, as escolas podem combinar grãos, carnes e alternativas de carne como componentes das refeições. Feijões, ervilhas e lentilhas podem substituir a carne no almoço, e as cantinas podem oferecer pratos como hambúrgueres de feijão preto com tofu, pita de falafel e fatias de pimentão com hummus.
Leia Mais:
- Índia é líder mundial em dietas sem carne; Brasil aparece na última colocação
- Nova fábrica de processamento de ervilhas e favas é inaugurada na Letônia
- Meatbale recebe mais de 7 milhões de euros para ampliar produção de carne cultivada
A exigência específica é fornecer ½ xícara de feijões, ervilhas e lentilhas ao longo da semana. Mesmo que esses ingredientes sejam oferecidos como alternativas de carne, as escolas ainda devem fornecer vegetais suficientes para atender aos requisitos diários e semanais. Esses padrões também se aplicam aos lanches após a escola.
Outra mudança importante é que o ‘dip de feijão’, incluindo hummus, agora está isento do padrão de gordura total. Essa isenção se aplica a molhos feitos de feijões, ervilhas ou lentilhas. As escolas podem vender dip de feijão como um Smart Snack, mas não são obrigadas a fazer essa alteração.
A proposta de isentar o hummus foi amplamente apoiada, destacando seu valor nutricional — fibra, proteína, ferro, magnésio e gorduras saudáveis. O USDA explicou que “dip de feijão” foi escolhido em vez de “hummus” para proporcionar clareza e inclusão para vários molhos à base de feijão.
Anteriormente, nozes e sementes eram obrigados a ser servidos junto com outras carnes/alternativas de carne. Agora, eles podem cumprir totalmente o componente de carne/alternativa de carne para todos os tipos de refeições (café da manhã, almoço e jantar) nos Programas de Nutrição Infantil do USDA e em lanches. Os operadores do programa podem optar por atender ao componente completo com nozes e sementes ou combiná-los. Vale ressaltar que servir nozes e sementes é opcional, e não obrigatório.
De acordo com o USDA, as partes interessadas apoiaram amplamente a mudança, enfatizando os benefícios nutricionais das nozes e sementes, como proteína, vitamina E, fibra, minerais e gorduras saudáveis.
O leite (junto com frutas e grãos) continua sendo um componente obrigatório para programas especiais de café da manhã. O USDA manteve os requisitos atuais nas novas normas, permitindo leite desnatado, com baixo teor de gordura e aromatizado, bem como leite não aromatizado. Alunos veganos e aqueles com alergias podem solicitar leite vegetal.