Empresa gaúcha é especializada em recomendações preditivas de insumos para controle de pragas e doenças nas lavouras
A DigiFarmz, uma agtech brasileira especializada em recomendações preditivas de insumos para controle de pragas e doenças nas lavouras, está ampliando sua atuação do Brasil e Paraguai para a principal região produtora de grãos dos Estados Unidos, conforme informou a empresa à Reuters.
Com mais de meio milhão de hectares monitorados em aproximadamente mil fazendas na América do Sul, a agtech, fundada em 2017 em Porto Alegre, tem como meta inicial atingir 200 mil hectares na região norte-americana do “Corn Belt”, atendendo produtores de Indiana, Ohio, Iowa, Illinois e Michigan.
A tecnologia da empresa combina pesquisas de campo com algoritmos baseados em inteligência artificial, permitindo um aumento na produtividade ao melhorar o manejo de insumos pelos produtores rurais.
Leia Mais:
- Economia circular: estratégia institui o modelo no Brasil
- Empresas alimentícias investem em aprendizagem e pertencimento
- Pureture reduz em 30% tempo de produção de caseína derivada de levedura
A empresa acredita que sua tecnologia tem um grande potencial de penetração na agricultura norte-americana, o que pode atrair investimentos externos, um caminho natural para o crescimento da empresa.
O aumento na média de produtividade por talhão varia de acordo com o manejo anterior da fazenda antes da implementação da tecnologia da DigiFarmz. Se o manejo estiver muito defasado, a produtividade aumentará significativamente, resultando em ganhos de mais de 20 sacas por hectare em alguns casos.
Baseada em mais de 50 variáveis, a tecnologia da DigiFarmz também auxilia na tomada de decisões sobre custo-benefício de fungicidas, janelas mais adequadas de plantio, bem como na aplicação de insumos e suas respectivas doses. Além disso, fornece alertas em tempo real sobre a incidência de doenças, entre outras informações, para assegurar o potencial produtivo das lavouras, especialmente em um momento em que muitas pragas e doenças estão se tornando mais resistentes aos pesticidas.
A empresa já está trabalhando em parcerias comerciais com cooperativas e outras revendas de insumos para garantir o sucesso do empreendimento nos EUA, com alianças e ações executadas semanalmente.
No Brasil, a DigiFarmz recentemente fechou uma parceria com a ForFarmer, uma plataforma online de produtos e serviços para o produtor rural com forte presença no centro-leste do Paraná. Com este acordo, a DigiFarmz passa a fazer parte do portfólio de soluções da ForFarmer, abrindo um novo canal de comercialização e aumentando seu potencial de vendas entre 25% a 30%. Essa parceria permitirá uma maior capilaridade em polos de produção estratégicos onde a empresa ainda não tinha atuação presencial, segundo Chequim.