Startup de produtos orgânicos prevê faturamento de R$ 60 milhões este ano
A Diferente, uma startup de alimentos orgânicos, almeja um aumento significativo em seu faturamento para o ano de 2024, mirando ultrapassar a marca dos R$ 60 milhões, em comparação aos R$ 23 milhões registrados no ano passado. A foodtech planeja triplicar o seu faturamento com planos de expansão e aprimoramento do uso de tecnologia baseada em inteligência artificial.
A PitaIA, uma plataforma de IA de propriedade da Diferente, tem a capacidade de aprender as preferências e restrições alimentares dos clientes, proporcionando sugestões personalizadas para cada cesta de compras feita através do aplicativo da empresa.
A startup também enfrenta desafios significativos na busca por alimentos orgânicos fora dos padrões convencionais das grandes varejistas, que têm atraído cada vez mais consumidores preocupados com a redução do desperdício.
Um dos principais obstáculos enfrentados pela empresa é a dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e consistentes, especialmente devido à sazonalidade e variação geográfica dos produtos, bem como a garantia da certificação orgânica, que assegura que os produtos atendam aos padrões estabelecidos para produções livres de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.
Desde o início de suas operações em 2022, a empresa já resgatou mais de 1.706 toneladas de alimentos considerados “fora do padrão”. Além disso, a Diferente planeja superar a marca de 20 milhões de quilos salvos e entregues em suas cestas nos próximos quatro anos.
No ano passado, a Diferente distribuiu um total de R$ 10 milhões para seus 200 fornecedores, que são pequenos agricultores orgânicos, e está prevendo dobrar esse valor no decorrer deste ano. Atualmente, a foodtech atende Curitiba e 53 municípios paulistas, reforçando seu compromisso com a oferta de alimentos orgânicos de qualidade.