Foco está em produtos plant-based, proteínas derivadas de fermentação de precisão e carne cultivada a partir de células animais
O Bezos Earth Fund, do bilionário criador da Amazon, Jeff Bezos, irá doar US$ 30 milhões à Universidade Estadual da Carolina do Norte ao longo dos próximos cinco anos para estabelecer o primeiro Centro Bezos para Proteínas Sustentáveis. O projeto tem o objetivo de criar um centro de biomanufatura para proteínas dietéticas sustentáveis, que sejam ecologicamente corretas, saudáveis e acessíveis.
O investimento é parte do compromisso maior do Fundo, de doar US$ 100 milhões para criar uma rede de centros de pesquisa e desenvolvimento de acesso aberto focados em alternativas de proteínas sustentáveis.
A universidade destacou que está em uma posição única para ajudar a moldar o futuro da produção alimentar sustentável devido à sua localização em um estado com significativa agricultura animal. O investimento impulsionará o desenvolvimento econômico e da força de trabalho na área de produção de proteínas sustentáveis, visando alimentar uma população crescente de maneira econômica e ambientalmente sustentável.
Leia Mais:
- Universidade do Reino Unido cria laboratório para adaptar alimentos às mudanças climáticas
- Startup desenvolve ferramenta que mede impacto de produtos de proteína alternativa
- Indústria de alimentos: resiliência e inovação para sustentar as populações
O novo centro envolverá parceiros acadêmicos e industriais para pesquisar, desenvolver e comercializar tecnologias inovadoras. Também se concentrará na formação da força de trabalho emergente e na avaliação das preferências dos consumidores em relação às fontes de proteína.
O centro focará em três tipos de proteínas sustentáveis: produtos plant-based, proteínas derivadas de fermentação de precisão e carne cultivada a partir de células animais.
Mais de 20 parceiros da indústria estarão envolvidos no centro, facilitando a transferência de tecnologia, estágios para estudantes e programas de mentoria.
Espera-se que o centro atraia empresas de biomanufatura para a Carolina do Norte, fomentando a criação de empregos e o crescimento econômico. O financiamento apoiará a preparação da força de trabalho para funções avançadas em tecnologia alimentar através de colaborações com diversas universidades e faculdades comunitárias. Parcerias industriais apoiarão ainda mais a produção e o processamento de alimentos, incluindo contribuições de pequenas empresas e startups.