Cellivate Technologies, de Singapura, poderá receber US$ 3,3 milhões em financiamento de cinco empresas de capital de risco.
Uma startup de tecnologia avançada desenvolvendo soluções baseadas em células para carne cultivada, couro e cosméticos livres de crueldade, foi a vencedora de um reality show de negócios da Channel News Asia (CNA). Após competir com duas dúzias de startups regionais, a Cellivate Technologies, de Singapura, poderá receber US$ 3,3 milhões em financiamento de cinco empresas de capital de risco.
No programa The Big Spark (algo como A Grande Faísca), o CEO e fundador Dr. Viknish Krishnan-Kutty destacou o tema do consumo ético de carne por meio de soluções baseadas em plantas e células. Ele afirmou que os fundos expandiriam as capacidades de P&D, produção e a equipe da empresa, adicionando uma unidade comercial para o crescimento dos negócios.
A Cellivate Technologies surgiu em 2019, como um desdobramento da Universidade Nacional de Singapura para reduzir o abate de animais usando células para criar produtos livres de origem animal. Inicialmente, trabalhou no setor de alimentos, mas radualmente expandiu para cosméticos (cuidados com a pele) e couro cultivado.
Leia Mais:
- Pão funcional apresenta bons resultados contra a asma
- Mercado Diferente capta R$ 9 milhões e se prepara para comercializar produtos próprios
- Bot para Telegram encurta distância entre agtechs e produtores rurais
Como altos custos de produção, problemas de escalabilidade e ceticismo dos consumidores permanecem obstáculos significativos para a indústria de carne cultivada, o interesse dos investidores na tecnologia está diminuindo, apesar do entusiasmo inicial de 2021 e 2022. Especialistas da indústria esperam uma consolidação entre os principais players, como a startup americana SCiFi Foods, que recentemente cessou operações após enfrentar obstáculos de financiamento.
Ao contrário de outros países, o ambiente regulatório de Singapura para alimentos inovadores acelera as aplicações para carne cultivada. As aprovações para a empresa americana GOOD Meat e a australiana Vow e o forte apoio governamental atraíram várias empresas, incluindo Meatable, Aleph Farms, Vital Meat e a chinesa Avant Meats.
Atualmente, Singapura é o único país onde a carne cultivada pode ser comprada em uma loja de varejo, na Huber’s Butchery. Enquanto isso, outras nações, como Israel, China, Coreia do Sul, Índia, Reino Unido e Países Baixos, também avançam na regulamentação e investimento em carne cultivada.