sábado, 08/11/2025
spot_imgspot_img
InícioFoodInvestEmpresas anunciam parceria para apoiar a descarbonização da produção de café no...

Empresas anunciam parceria para apoiar a descarbonização da produção de café no Brasil

Iniciativa visa reduzir a pegada de carbono do cultivo por meio do uso de fertilizantes de baixa emissão e da adoção de práticas agronômicas sustentáveis 

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, a JDE Peet’s, companhia global líder em café, e a ofi, líder global em ingredientes naturais para alimentos e bebidas, anunciam na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, a assinatura de um acordo para promover práticas sustentáveis de manejo e a descarbonização do Café Conilon no Brasil. O projeto será implementado em mais de 20 fazendas de café conilon no sul da Bahia e Espírito Santo, e terá a duração de duas safras, iniciando em 2025 com previsão de término em 2027.

A iniciativa visa reduzir a pegada de carbono do cultivo por meio do uso de fertilizantes de baixa emissão, da adoção de práticas agronômicas sustentáveis e da capacitação dos produtores, que receberão treinamentos em prol do aprimoramento do manejo de fertilizantes, do manejo da fertirrigação e de técnicas de pós-colheita, com potencial de ampliar também o aumento da produtividade. A expectativa é que a parceria possa gerar ganhos de até 7,6 sacas por hectare*, promovendo maior rentabilidade para os cafeicultores.

Cada empresa contribuirá com investimentos e expertise. A Yara fornecerá assistência técnica para dar suporte, capacitação aos produtores participantes do projeto e acesso a fertilizantes de baixa emissão do portfólio Yara Climate Choice™, desenvolvidos utilizando tecnologias que reduzem a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no processo de fabricação, processos de produção mais eficientes e formulações otimizadas para a melhor absorção de nutrientes pelas plantas. Com o fornecimento desses produtos e serviços, a Yara visa contribuir para que possa haver especificamente para o café, a redução da pegada de carbono do grão de café em cerca de 40% – em relação a sistemas que utilizam fertilizantes convencionais –, além de prover assistência agronômica e capacitação para fertirrigação.

 

Leia Mais:

“O acordo com a JDE reflete a nossa estratégia de colaboração junto aos diferentes atores da cadeia de valor do alimento no processo de descarbonização da agricultura, levando a mais produtores às soluções nutricionais de baixa emissão”, explica Paulo Yvan, Diretor de Crop Solutions da Yara, que tem a meta de ser neutra para o clima até 2050. “Esse processo já ganha força hoje nos cultivos de cacau, citros e batata, por exemplo, mas ele nasceu com o café e responde ao apetite do cafeicultor brasileiro, que não só busca aumentar sua produtividade, mas acredita no potencial de incrementar sua rentabilidade se valendo do ativo ambiental”. O projeto também contará com o uso da plataforma da Yara, Champer, que monitora indicadores de sustentabilidade como pegada de carbono, saúde do solo e eficiência no uso de nitrogênio, promovendo rastreabilidade e transparência na cadeia do café.

Já JDE, além de financiar parte dos insumos, busca explorar novas possibilidades e qualidades para o conilon brasileiro. “A parceria com outros players da indústria, como a Yara, mostra o comprometimento da cafeicultura brasileira em promover práticas agrícolas sustentáveis, buscando garantir o futuro do café para agricultores e consumidores”, afirma Bruno Ribeiro, Coordenador de Fornecimento Responsável na JDE Peet´s.

A ofi, por sua vez, realizará treinamentos sobre boas práticas, qualidade da bebida e uso seguro de herbicidas, garantindo conformidade e segurança ao longo de todo o ciclo produtivo. Essa atuação busca reduzir a pegada de carbono, expandir seu programa AtSource, fortalecer a fidelização dos produtores e assegurar um café originado a partir de boas práticas agrícolas, reafirmando seu compromisso com a transformação positiva da cafeicultura brasileira, que une sustentabilidade, qualidade e rentabilidade.

“Esta parceria acontece através do nosso programa global de iniciativas para mudanças positivas, o Choices for Change em ação. Ao alavancar nosso modelo integrado de ponta a ponta, combinado com a rede global de fornecimento e relacionamento com produtores da ofi, podemos ajudar a impulsionar a descarbonização mensurável e apoiar nossos clientes a cumprir suas metas climáticas. Estamos entusiasmados em trabalhar juntos para criar um café brasileiro de qualidade e baixo carbono”, ressalta Manoela Dueñas, Gerente de Sustentabilidade da divisão Café Verde da ofi Brasil.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários