País é o maior exportador de leguminosas do mundo e quer desenvolver mercado interno de produtos
O governo canadense anunciou um aumento no apoio ao setor de proteínas à base de plantas do país, com mais US$ 11 milhões em novos fundos federais destinados à Pulse Canada para melhorar a produção agrícola, o processamento e a fabricação de alimentos em todo o país.
A Pulse Canada é uma organização nacional sem fins lucrativos que representa os produtores, processadores e comerciantes de leguminosas do país. A organização desempenha um papel crucial na sustentação e crescimento do setor, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e ajudando a fortalecer a economia agrícola do país.
O Canadá é o maior exportador de leguminosas do mundo, exportando ervilhas secas, lentilhas, feijões e grão-de-bico para mais de 120 países. Em 2023, a Índia foi o maior mercado para as lentilhas canadenses, comprando mais de um terço das exportações.
Leia Mais:
- Startup de células para carne cultivada vence reality show na televisão asiática
- Pão funcional apresenta bons resultados contra a asma
- Bot para Telegram encurta distância entre agtechs e produtores rurais
Apesar do mercado de exportação, há uma oportunidade substancial de aumentar a fabricação agroalimentar doméstica. Muitos bens são exportados apenas para serem reimportados como produtos industrializados.
A estratégia do governo inclui investir em mais fabricação local e processamento de alimentos para reter os benefícios econômicos dentro do país.
O financiamento faz parte da Parceria Agrícola Sustentável do Canadá, destinada a enfrentar desafios de produção. Os resultados esperados incluem a redução do uso de fertilizantes nitrogenados, menores emissões de gases de efeito estufa, aumento da captura de carbono, redução dos riscos de doenças e melhora na lucratividade dos agricultores.
A pesquisa financiada por esta iniciativa deve apoiar as metas climáticas do Governo do Canadá para 2030 e 2050, desenvolvendo novas práticas de manejo que reduzam a necessidade de fertilizantes e fungicidas. Além disso, visa aumentar a sustentabilidade e a lucratividade dos produtores de leguminosas, desenvolvendo novas variedades de leguminosas resistentes a doenças e ambientalmente resilientes.
“Esses investimentos em pesquisa do Governo do Canadá, correspondidos pelo nosso setor, ajudarão a aumentar nossa resiliência para atender à crescente demanda global por leguminosas e ingredientes de alta qualidade cultivados de forma sustentável, enquanto causam um impacto positivo em nosso meio ambiente e economia”, afirmou Kevin Auch, presidente da Pulse Canada.