Ants Innovate fez evento de degustação com três pratos que utilizam o óleo
Singapura segue a vanguarda da inovação em tecnologia alimentar. Os residentes já podem comprar carne cultivada em supermercados, enquanto restaurantes sofisticados continuam a explorar seu potencial em ambientes gastronômicos. Na última semana, membros da indústria tiveram a oportunidade de provar três pratos utilizando um novo tipo de ingrediente para carnes híbridas (uma combinação de células animais cultivadas e ingredientes à base de plantas).
A startup local Ants Innovate apresentou a Cell Essence, um óleo de porco cultivado para carnes híbridas, como parte de três pratos em uma degustação privada. Este produto faz parte da linha de ingredientes funcionais da empresa voltados para a indústria de proteínas alternativas e foi misturado com produtos de sua marca de carne à base de plantas;
O óleo cultivado foi utilizado em almôndegas ao estilo IKEA, bolinhos de sopa ao estilo de Xangai (xiaolongbao) e espetinhos grelhados com teriyaki. Este último contou com outro ingrediente funcional da Ants Innovate, um corte de carne magra usando sua tecnologia de Expansão Lápis Micro-Impressa em Escala (ou SMILE, na sigla em inglês).
Leia Mais:
- Foodtech pet bate recorde no crowdfunding e capta R$ 2,5 milhões
- Noochies! inicia processo de aprovação para frango cultivado para cães
- Impossible Burger se aproxima do mercado da UE com aprovação de molécula que dá cor e sabor ‘sangrante’ à carnes vegetais
A Ants Innovate se define como uma “facilitadora da indústria e tradutora de tecnologia em produtos” e visa fornecer ingredientes funcionais para fabricantes de proteínas cultivadas e à base de plantas para criar carnes premium de cortes inteiros.
A empresa está desenvolvendo uma gama de ingredientes funcionais para carnes híbridas que atingem os pontos-chave de sabor, textura e acessibilidade, incluindo uma tecnologia escalável de micro-impressão e empilhamento para cortes de carne ambientalmente sustentáveis, conforme explicado pelo Good Food Institute (GFI).
A Cell Essence é descrita como um ingrediente que “emula a rica e saborosa essência do porco” e tem um grande impacto nos aspectos sensoriais das carnes híbridas, mesmo em pequenas concentrações. A tecnologia extrai essas características das células animais e ajuda a startup a “controlar o aroma carnudo, a base fibrosa ou a coloração natural da carne” dos produtos.
A Ants Innovate – cujo nome é inspirado na história das formigas e leões – possui um instrumento automatizado que utiliza engenharia de processos e design para transformar perfeitamente ingredientes como o Cell Essence em produtos finais. Ela estabeleceu várias linhas celulares e abriu um laboratório e uma planta piloto na Bedok Food City.
Em 2022, a empresa lançou a NouMi, oferecendo produtos de carne à base de plantas na forma de baos, rolinhos primavera, pastéis de curry e bolinhos. Também tem trabalhado com parceiros estratégicos na cadeia de suprimentos e distribuição para comercializar seus ingredientes funcionais.
A maioria das carnes cultivadas vendidas até agora são carnes híbridas, já que a indústria continua a escalar e reduzir custos. “Temos o baixo custo como um objetivo-chave de design e simplificamos o processo de fabricação e a lista de ingredientes, bem como as estratégias de produção celular e alimentar. Usamos células por seus sabores carnudos para que nossos produtos de qualidade premium sejam competitivos em preço com a carne convencional.”, diz a foodtech, em seu site oficial.