Solução permite o monitoramento digital e a previsão de pragas na lavoura
A operadora de telefonia TIM fechou uma parceria com a multinacional de tecnologia para controle de pragas Trapview, e irá oferecer aos clientes do setor agrícola uma armadilha conectada com inteligência artificial (IA). O anúncio ocorreu durante a Agrishow, em Ribeirão Preto. A solução permite o monitoramento digital e a previsão de pragas na lavoura, possibilitando a inspeção em tempo real e uma aplicação mais precisa de defensivos.
De acordo com a Trapview, as armadilhas já demonstraram reduzir em até 45% o uso de agroquímicos, dependendo da gestão do agricultor. A tecnologia identifica as pragas presentes e prevê condições meteorológicas, permitindo aos produtores determinar a quantidade necessária de defensivos e otimizar sua aplicação.
Leia Mais:
- Smartbreeder recebe investimento de US$ 3 milhões de fundo internacional focado em sustentabilidade
- Ex-executivas da Coca-Cola e PepsiCo desenvolvem energético que queima gordura
- Foodtech finlandesa desenvolve proteína a partir do ar e energia solar
Além disso, as armadilhas conectadas realizam monitoramento em vários locais da fazenda simultaneamente, o que contribui para a eficiência da mão de obra. O produto será oferecido junto com a cobertura 4G no campo, atendendo a um mercado potencial de mais de 35 milhões de hectares conectados com a tecnologia NB-IoT na área rural. A TIM já cobre 17 milhões de hectares com 4G e fornece soluções para mais de 40 empresas do setor.
Ampliar a conexão 4G no campo é um dos desafios. O sinal chega a apenas 19% da área agrícola do Brasil, segundo estudo divulgado pela ConectarAGRO. A associação reúne empresas com objetivo de aumentar a cobertura de qualidade no campo.
A tecnologia da Trapview já contribuiu para a produção de 12 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, reduzindo 31 mil toneladas de emissão de CO2, além de economizar 46 mil horas de trabalho e US$ 120 milhões em custos para os produtores agrícolas globalmente.
O Brasil é o principal mercado de expansão para a Trapview e a parceria com a TIM pode resultar em um crescimento de aproximadamente 10 vezes nos próximos anos.