Empresa foi fundada em 2021 com foco na fenotipagem de alto desempenho e na identificação de danos visíveis
A Seed4Seed, uma startup sediada em Campos de Goytacazes (RJ), desenvolveu o aplicativo I4Seed, que utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar o processo de seleção de sementes, visando melhorar a produtividade agrícola. A empresa foi fundada em 2021 com foco na fenotipagem de alto desempenho e na identificação de danos visíveis nas sementes.
O aplicativo analisa rapidamente lotes de sementes a partir de imagens digitais capturadas pelo celular. Segundo Mariá Moares Amorim, CEO da Seed4Seed, o sistema automatizado proporciona uma análise detalhada de cada amostra, reduzindo o erro humano e eliminando a subjetividade. A empresa é comandada por ela e a irmã, Isabela.
Leia Mais:
- Produtores da Seara geram energia elétrica a partir de dejetos de animais
- Agtech argentina Wiagro planeja chegada ao Brasil
- Cientistas sul-coreanos desenvolvem ‘arroz bovino’ em laboratório
“Essa análise com nosso aplicativo ocorre de forma automática, semente por semente, e é gerado um relatório detalhado de todas as amostras. Todo o processo é realizado pelo software utilizando redes neurais artificiais, que é um método de IA inspirado no funcionamento do cérebro humano. Nós conseguimos reduzir o erro humano a quase zero e eliminamos a subjetividade da análise”, disse a CEO, em entrevista à Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
Além da análise, o I4Seed oferece rastreabilidade, gerando bancos de dados com resultados e imagens de cada lote, o que proporciona confiabilidade aos clientes. Para Mariá, essa tecnologia beneficia tanto a indústria de sementes quanto os consumidores, reduzindo prejuízos e garantindo produtos confiáveis em tempos de alta necessidade de produtividade e mudanças climáticas
Recentemente, a Seed4Seed recebeu um aporte de R$ 4 milhões da Finep, agência pública financiadora de estudos e projetos. O investimento garantirá o desenvolvimento contínuo da tecnologia e a oferta do serviço ao mercado.