Liberação representa mais um marco importante para o próspero ecossistema de tecnologia alimentar do país asiático
A Agência de Alimentos de Singapura concedeu uma licença de produção de alimentos para a instalação em escala comercial da ScaleUp Bio, voltada para ingredientes fermentados por submersão e de precisão.
Uma joint venture entre a Nurasa (plataforma de inovação alimentar da firma estatal de investimentos Temasek) e o gigante global de nutrição ADM, a ScaleUp Bio é agora uma das poucas organizações globais de desenvolvimento e fabricação por contrato aprovadas como uma instalação de produção de alimentos. Isso significa que startups de tecnologia alimentar podem usar sua nova instalação de 2.300 m² para produzir ingredientes derivados de tecnologias de fermentação microbiana submersa e de precisão.
Leia Mais:
- Mais de 60% dos portugueses mostram interesse em carne cultivada, aponta estudo
- Rio Capim busca R$ 100 milhões em CRAs para expandir pecuária sustentável na Amazônia
- Estudo mostra que proteínas alternativas podem gerar US$ 2,5 bilhões e criar 10 mil empregos em Israel
Isso representa mais um marco importante para o próspero ecossistema de tecnologia alimentar de Singapura – pelo menos 25 empresas não locais têm presença para P&D, e o país abriga quase um quarto (24%) de todas as startups de proteínas alternativas na Ásia-Pacífico.
Anunciada pela primeira vez em outubro de 2022, a instalação abriga centros de inovação e especialistas técnicos para garantir o controle de qualidade e padrões de produção segura, além de um conjunto completo de serviços de consultoria empresarial, entrada no mercado asiático e outros serviços. A licença de fabricação de alimentos sinaliza o cumprimento dos rigorosos regulamentos da Agência de Alimentos de Singapura (SFA). Esses requisitos exigem a adesão a padrões específicos de infraestrutura e instalações para produção segura de alimentos e enfatizam o treinamento, colaboração e conformidade regulatória para manter a excelência operacional e de higiene.
Em novembro passado, a ScaleUp Bio garantiu seus primeiros clientes para auxiliar na otimização de processos e escalonamento de produção. A Nourish Ingredients, da Austrália, que fabrica gorduras fermentadas de precisão para análogos de carne e laticínios, fez parceria com a CDMO para apoiar seu crescimento na Ásia. Será apoiada pela capacidade de fermentação de 10.000 litros e processamento térmico de 100 litros fornecida pela ScaleUp Bio. A gordura Tastilux da Nourish Ingredients já está passando pelo processo de aprovação regulatória da SFA.
Além disso, a ScaleUp Bio também assinou cartas de intenção com a C16 Biosciences, de Nova York (que fabrica um substituto fermentado para óleo de palma), a marca malaia de carne vegetal Ultimeat e a startup de tecnologia alimentar de Singapura Allium Bio, que co-cultiva algas e micélio para transformar em ingredientes funcionais como isolados de proteínas.