Aplicativo auxilia no aumento da produtividade e garante a preservação da biodiversidade da região
Ótima fonte de calorias, rico em antioxidantes e nutrientes, o açaí é hoje considerado o mais importante produto não madeireiro da região amazônica. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial deste fruto e, para não comprometer a oferta deste produto, o manejo sustentável de açaízais nativos para a produção de frutos é uma prática agropecuária cada vez mais demandada e necessária.
Em resposta a essa necessidade, a tecnologia do manejo sustentável de açaízais nativos configura-se como uma solução para a garantia da sustentabilidade dessa cadeia produtiva.
E é com esse objetivo que a empresa Equilibrium Web e a Embrapa Amazônia Oriental desenvolveram o aplicativo Manejatech-açaí. Com ele, as etapas do processo de manejo do açaí ganham agilidade e eficiência.
Em áreas com açaízais nativos, a palmeira do açaizeiro ocorre naturalmente e seus frutos tradicionalmente compõem uma parte importante da alimentação das populações ribeirinhas. Porém, nas últimas décadas, o aumento do consumo de açaí levou a uma intensificação da sua colheita nas florestas de várzea. Por um lado, isso foi vantajoso, devido à maior demanda pelo fruto do açaizeiro que elevou a renda das populações ribeirinhas. Mas, por outro, a atividade tem colocado em risco a diversidade de espécies nas florestas de várzea, com o ribeirinho suprimindo as demais espécies florestais.
Leia Mais:
- Extremos climáticos serão cada vez mais frequentes, alertam especialistas
- Niterra do Brasil e PwC Agtech Innovation lançam desafio de IA generativa para impulsionar a agricultura
- Dona da Campo Largo recebe aporte de R$ 39 milhões para projetos de inovação e sustentabilidade
Em resposta a esse problema, a tecnologia do manejo de mínimo que reduz o impacto de açaizais nativos é uma solução para a garantia da sustentabilidade dessa cadeia produtiva.
Desenvolvido pela Embrapa, o manejo de mínimo impacto de açaízais nativos, ou sustentável, é uma tecnologia que visa conciliar a produção de frutos e a conservação das florestas de várzea do estuário (ambiente aquático de transição entre o rio e o mar) amazônico.
Além disso, com o aplicativo Manejatech-açaí as etapas do processo de manejo ganham agilidade. Afinal, ele registra a produção e comercialização do açaí manejado.
O aplicativo Manejatech-açaí está disponível para o sistema Android e opera em dispositivos móveis, smartphones e tablets, e não exige conectividade com a internet.
A primeira etapa facilitada com o aplicativo é a demarcação de uma parcela na floresta para delimitar a área de manejo e o registro de todas as plantas, chamada de inventário. Em vez de prancheta e caneta, o manejador indica no aplicativo as plantas presentes na área a partir de uma lista de espécies identificadas pelo nome comum.
Na etapa seguinte, o aplicativo calcula a intervenção que deve ser feita, considerando os parâmetros do manejo de mínimo impacto. Em uma mesma área, deve haver uma proporção adequada entre touceiras de açaí e outras espécies florestais.
“Para cada hectare, recomendamos 400 açaizeiros bem distribuídos com 250 indivíduos de outras espécies”, afirma o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa.
Caso haja excesso de touceiras ou demais espécies, o aplicativo aponta as quantidades que devem ser suprimidas para atingir a proporção adequada. O aplicativo recomenda a quantidade, mas a escolha de quais árvores ou palmeiras de açaí devem ser derrubadas fica a critério da comunidade.
Segundo os pesquisadores da Embrapa, o manejo de mínimo impacto nos açaízais nativos é uma estratégia eficaz para preservar a biodiversidade e aumentar a produtividade, pois a palmeira se beneficia da interação com as outras espécies florestais.
Outro fator que contribui para a elevação da produtividade nos açaízais manejados de uma forma sustentável é a maior entrada de luz, resultado da redução do adensamento.
Para isso, a recomendação é que as touceiras mantenham uma distância de cinco metros entre si. Com esse espaçamento, evita-se que as palmeiras ganhem altura rapidamente como consequência da competição por luz.
O manejo sustentável do açaí é crucial para a biodiversidade por promover a conservação das florestas de várzea e manter a diversidade de espécies.
O aplicativo Manejatech-açaí é gratuito e pode ser obtido acessando a plataforma Play Store do Google.