Hortee é um marketplace que aproxima o consumidor de produtores locais
A plataforma de alimentos frescos portuguesa Hortee foi uma das startups selecionadas para o portfólio do programa EIT Catalyse New European Bauhaus (NEB) 2024, a maior comunidade mundial de inovação na alimentação. A startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto – , recebeu um aporte de 50 mil euros.
Ao todo, 28 empresas europeias foram selecionadas pelo NEB. Elas estão em fase de desenvolvimento e tentam promover a mudança no clima, nas cidades, nos transportes, na indústria e nos sistemas alimentares.
Leia Mais:
- App desenvolvido em parceria com a Embrapa auxilia no manejo sustentável do açaí nativo na Amazônia
- Niterra do Brasil e PwC Agtech Innovation lançam desafio de IA generativa para impulsionar a agricultura
- Dona da Campo Largo recebe aporte de R$ 39 milhões para projetos de inovação e sustentabilidade
- Agtech neozelandesa eleva produtividade com tratamento de sementes com luz UV
Lançada pela Comissão Europeia no início de 2021, a New European Bauhaus é uma iniciativa ambiental, social e cultural que se orienta por valores fundamentais da sustentabilidade – objetivos climáticos, poluição zero e biodiversidade, da estética – design para além da funcionalidade, qualidade da experiência, estilo de vida e bem-estar, e da inclusão – valorização da diversidade, igualdade para todos, acessibilidade e acessibilidade econômica.
A Comunidade EIT está numa posição ideal para apoiar a implementação do NEB, uma vez que criou o maior ecossistema de inovação da Europa, com mais de 2 mil parceiros, incluindo empresas, cidades e instituições de educação, que cooperam em mais de 60 polos por todo o continente europeu.
A Hortee é um marketplace de alimentos frescos que aproxima o consumidor de produtores locais. Desta forma, consegue reduzir a distância percorrida entre o alimento e o prato, a refrigeração necessária e o desperdício alimentar, entre outros benefícios ao meio ambiente.