Pessac se junta a outras cidades do país, como Bordeaux e Montpellier, e reflete uma crescente conscientização sobre o bem-estar animal na França
A cidade francesa de Pessac deu um passo importante em direção a práticas mais éticas na produção de alimentos, proibindo o foie gras em eventos oficiais. Essa decisão, que se junta a outras cidades francesas como Bordeaux e Montpellier, reflete uma crescente conscientização sobre o bem-estar animal na França. As escolas municipais da pequena cidade francês, com 65 mil habitantes, passarão a oferecer alternativas à base de plantas da famosa iguaria.
O foie gras, um patê feito a partir do fígado gorduroso de patos ou gansos, é consumido por 93% da população francesa. O francês médio consome aproximadamente 170 gramas do prato anualmente. O país é o principal produtor mundial de foie gras, representando quase 70% da produção europeia e mais de dois terços da produção global. No entanto, a produção tradicional desse alimento envolve o processo de “gavage”, em que os animais são alimentados à força para aumentar o tamanho de seus fígados. Essa prática cruel tem sido alvo de críticas de ativistas de direitos animais há anos.
Leia Mais:
- Mudanças climáticas desafiam a produção de vinhos e exigem inovação no setor
- Cidades do México e do Vietnã entram no ranking das mais veganas do mundo pela primeira vez
- Produtos vegetais têm perfil nutricional igual ou superior aos de origem animal, aponta estudo
A decisão de Pessac é um sinal de que a opinião pública está mudando em relação ao consumo de foie gras. Enquanto o alimento ainda é popular na França, a crescente preocupação com o bem-estar animal está levando cada vez mais pessoas a questionarem as práticas tradicionais de produção.
A proibição do foie gras em eventos oficiais em Pessac marca um ponto de inflexão na discussão sobre o futuro desse produto. A medida pode incentivar o desenvolvimento de alternativas veganas ao foie gras, que já estão ganhando espaço no mercado. Além disso, a decisão de Pessac pode inspirar outras cidades francesas e até mesmo outros países a adotarem medidas semelhantes.
Em uma carta formal à organização de direitos animais L214, o prefeito de Pessac, Franck Raynal, delineou a justificativa da cidade. “A cidade de Pessac continua a progredir em sua abordagem de bem-estar animal através da implementação de seu plano de ação para a causa animal 2021-2026. Como parte de seu compromisso e desejo de estar atento às condições de criação para a produção de foie gras, a cidade de Pessac proíbe formalmente o serviço de alimentos à base de foie gras durante eventos municipais”, escreveu Raynal.