Sustentabilidade e agronegócio podem andar juntos. A Ecotrace possibilita que problemas reais do agronegócio, como o manejo indevido de determinadas áreas de terra, o desmatamento ilegal, o trabalho análogo à escravidão, entre outros, sejam combatidos.
A agtech dá voz à responsabilidade social e ambiental no setor, sendo decisiva para o desenvolvimento de um agronegócio mais responsável e sustentável.
Foi combinando blockchain, rastreamento e agronegócio que a Ecotrace desenvolveu sua solução e conquistou clientes gigantes, como JBS, Minerva Foods, Seara e Renner.
A agtech oferece soluções de rastreabilidade de commodities – carne, frango, couro e algodão. Ao mesmo tempo, atende aos padrões ESG e impulsiona o desenvolvimento do agro no país sem abrir mão da sustentabilidade, ética e transparência.
A agtech ficou em 2º lugar no ranking de agritechs do 100 Open Startups em 2023 e faturou R$ 7 milhões em 2023, um crescimento de 3,5x sobre 2021.
A Ecotrace
A Ecotrace é uma solução centralizada para a gestão de dados de rastreabilidade de commodities – atualmente, frango, carne e algodão.
Com o uso do serviço da startup, o acesso a todas as informações relevantes do produto ficam disponíveis em tempo real. Ou seja, isso permite que órgãos governamentais e consumidores finais consultem os dados de rastreamento de um produto de forma eficiente e confiável.
Por meio desses dados, garantidos pela tecnologia blockchain, é possível ter certeza de que as informações são verdadeiras e ter contratos inteligentes, que codificam as regras comerciais acordadas em termos bilaterais entre países, garantindo o cumprimento de todas as condições estabelecidas.
Inicialmente focada na carne bovina, a empresa rapidamente expandiu suas operações para o setor de aves e para a indústria têxtil, demonstrando a capacidade técnica da Ecotrace em aplicar suas soluções de rastreabilidade a uma variedade de produtos agrícolas, assegurando uma trajetória desde a origem até a mesa do consumidor.
Um grande mercado
No Brasil, o mercado da rastreabilidade é novo, pulverizado e crescente. Os dados do Markets & Markets de 2019 indicam que a rastreabilidade movimenta perto de R$ 7 bilhões ao ano. Nenhum player do setor detém mais que 1% do mercado. Ou seja, há um enorme potencial pela frente e espaço para conquistar a liderança do mercado.
Além da questão numérica, a prática vem sendo apontada como uma das grandes tendências para mitigar os problemas socioambientais nas cadeias de commodities – empresas vêm assumindo compromissos públicos para garantir a rastreabilidade dos insumos, a solução da Ecotrace, por ser confiável e auditável, garante essas informações.
Outros mercados potenciais são o mercado halal (certificação religiosa) e o mercado kosher (certificação religiosa), por exemplo. Entre 2021 e 2023, a receita recorrente da Ecotrace aumentou 27 vezes e entre 2019 e 2023 o faturamento cresceu 11 vezes. A agtech faturou R$ 7 milhões em 2023, um crescimento de 3,5x sobre 2021.
Domínio Nacional e Internacional
Uma das características de startups escaláveis é a capacidade de conquistar grandes clientes – em qualquer lugar do mundo. A Ecotrace já conquistou gigantes aqui no Brasil, incluindo JBS, Minerva Foods, Frigol, Durlicouros, SulBeef, Seara, Swift e Lojas Renner.
Mas ela não parou por aí, afinal suas soluções resolvem problemas que não estão restritos a uma região ou país. Paraguai, Argentina, Brasil e EUA já utilizam a solução. Fora esses, até 130 países têm produtos exportados com o QR code de rastreamento da agtech!
O próximo passo é conquistar países muçulmanos com sua subsidiária focada no mercado Halal – a projeção é atender 80% das exportações bovinas e 50% das exportações de aves com essa certificação.
Por que importa?
Segundo o CEO, Flavio Redi, 40% da carne exportada pelo Brasil são rastreadas pela Ecotrace. Além da pecuária, a Ecotrace atua nos setores de couros, junto à Durli, e têxtil, com o rastreio de algodão para a Renner.
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Fonte: Startse