sexta-feira, 06/12/2024
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Como a indústria de alimentos usa a tecnologia para ficar mais sustentável

Em um galpão nos arredores de Madri, capital espanhola, trepadeiras imensas produzem lúpulo, ingrediente essencial para a produção de cerveja — e que também tem propriedades antibióticas e pode ser consumido como salada.

As plantas são cultivadas em hortas verticais de sete metros de altura pela startup Ekonoke com a ajuda de máquinas inteligentes. Sensores desenvolvidos pela gigante alemã Siemens acompanham as condições de umidade, temperatura e iluminação artificial na enorme estufa, que é livre de insetos e pragas (e portanto não utiliza agrotóxicos), enquanto técnicos fazem ajustes a partir dos dados fornecidos pelo sistema para alcançar a máxima produtividade das plantas.

Ainda em estágio pré-industrial, a fazenda vertical pretende entregar, quando estiver em plena produção, quatro safras desse lúpulo sustentável por ano, reduzindo o risco de as fabricantes de cerveja ficarem sem o produto por secas, altas temperaturas ou geadas, cada vez mais frequentes com a mudança climática.

O custo de produzir um quilo de lúpulo nesta horta digital ainda é mais alto. Salta de algo entre € 15 e € 20 (entre R$ 82 e R$ 109) numa plantação normal para € 30 (R$ 163). Mas ali gastam-se 95% menos água e 20% menos energia, que vem de fontes renováveis.

A plantação vertical visitada pelo GLOBO em Madri ilustra como inovações turbinadas por máquinas inteligentes estão ajudando a indústria de alimentos e bebidas no mundo a se tornar mais eficiente e sustentável, condições determinantes para alcançar os principais mercados consumidores de um planeta que precisará alimentar cada vez mais gente.

Demanda crescente, oferta ameaçada

Um relatório do banco suíço UBS mostrou que, até 2050, serão mais 2 bilhões de habitantes no planeta (atualmente já somos mais de 8 bilhões), elevando em 60% a demanda por comida. Ao mesmo tempo, a mudança climática vai dificultar a produção de alimentos, e a procura de água excederá a oferta em 40% já em 2030. Mesmo assim, os humanos ainda desperdiçam 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano.

Estes desafios estão obrigando a indústria de alimentos e bebidas a avançar em uma nova revolução tecnológica. Começou com investimentos de US$ 135 bilhões (R$ 674 bilhões) em 2018 e vai chegar a 2030 com US$ 700 bilhões (R$ 3,5 trilhões) aportados em inovações, alta de 15% ao ano.

A Ekonoke, por exemplo, já recebeu investimentos da AB InBev — fabricante de marcas de cerveja em todo o mundo, que no Brasil controla a Ambev —, em parceria com Coca-Cola, Colgate-Palmolive e Unilever, e pela cervejaria Estrella Galícia.

— É a combinação entre ciência e tecnologia, levando a uma planta mais resistente e que poderá ser cultivada em qualquer parte do mundo — diz Inés Sagrario, CEO da Ekonoke, resumindo os resultados da fazenda vertical de Madri.

Parcerias inovadoras

A principal estratégia é digitalizar linhas de produção para produzir itens mais baratos com menos recursos naturais. Por trás das inovações estão grandes grupos e startups. Na Espanha, grande produtora e exportadora agroalimentar, o movimento está a todo vapor.

— Competitividade, eficiência e sustentabilidade são elementos-chaves para quem quer manter a liderança no mercado. A Ekonoke, por exemplo, está liderando mudanças no cultivo do lúpulo com nossa tecnologia usando menos recursos naturais e obtendo mias eficiência — diz José Ramón Castro, diretor-geral da Siemens Digital Industries para Espanha e Portugal.

Em Múrcia, no sudeste da Espanha, a Blendhub especializou-se em alimentos em pó, como carne, leite, peixe, frutas e vegetais, a partir de uma técnica de secagem. Com esses ingredientes são preparadas duas mil receitas, e as fórmulas ficam armazenadas em computação em nuvem.

Dessa forma, fica mais fácil produzir perto de quem vai consumir alimentícios industrializados de forma automatizada, por máquinas guiadas pelas receitas. Já são sete hubs em quatro continentes, incluindo países populosos como Índia e Tailândia.

A empresa trabalha para grandes companhias do ramo, como Nestlé e Cargill, mas também com pequenas empresas desenvolvendo novos produtos. Já são 10 toneladas de alimentos em pó vendidos por ano e faturamento de € 50 milhões (R$ 272 milhões).

— Estamos planejando novos hubs, incluindo o Brasil. com parceiros e investidores locais. Operando perto das fontes de ingredientes e dos consumidores finais, já conseguimos reduzir em 30% o preço de um produto, eliminando custos da cadeia — diz o dinamarquês Henrik Kristensen, acrescentando que a empresa tem patentes em 80 países e começou a coletar dados como rastreabilidade dos ingredientes, preços, fornecedores, distâncias logísticas, tempo e custos de transporte, para trazer ainda mais eficiência e confiabilidade à operação.

A sustentabilidade é uma obrigação para o setor na União Europeia (UE), que desde o ano passado tem como meta reduzir o consumo de energia em quase 12% nos países-membros.

Em Sevilha, a unidade da Coca-Cola Europacific Partners, engarrafadora com maior receita da marca de bebidas no bloco, monitora em tempo real o uso de energia e água por um sistema digital nas 12 linhas de produção. O monitoramento digital garantiu, mesmo com a expansão da produção, a redução do consumo dos dois insumos entre 20% e 22% desde 2019.

‘Cérebro digital’

Na Deoleo, maior produtora de azeite do mundo, localizada em Córdoba, toda a produção foi digitalizada, permitindo dar ao consumidor informações de rastreabilidade do produto.

A companhia espanhola elevou sua eficiência, integrando laboratórios e fábricas por meio de uma espécie de “cérebro digital”. Com mais dados, a empresa conseguiu cortar a emissão de 2.353 toneladas de CO2 em 2022, queda de 66% em relação a 2021.

No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, esse movimento também começou, mas o país ainda investe pouco na industrialização dos produtos in natura, o que poderia elevar o valor agregado das exportações do país, apontam especialistas.

— No Brasil, quem não aderir, seja pequena ou grande empresa, será penalizado nas gôndolas pelo consumidor — afirma Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech Hub Latam, ecossistema de inovação do setor de alimentos.

Mais inovação na indústria de alimentos no Brasil

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o investimento do setor em inovação subiu de R$ 15,3 bilhões em 2020 para quase R$ 20 bilhões no ano passado.

Glaucia Maria Pastore, cientista de alimentos da Unicamp, afirma que o Brasil já poderia ter avançado mais na eficiência do setor e na oferta de produtos com maior qualidade nutricional ampliando a industrialização no campo. Ela cita que atualmente chega a sobrar arroz, rico em fibras e carboidratos, que poderia se transformar em creme ou farinha, por exemplo.

— O país também perde ao não industrializar alguns tipos de plantas, que servem como alimento, mas também têm propriedades medicinais — diz a pesquisadora.

Em Curitiba, a Bühler, fabricante de equipamentos para empresas de alimentos, está desenvolvendo sistemas de inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) que corrigem erros na fabricação de comestíveis em série.

Hoje, isso ainda é feito por humanos com a ajuda de sensores. A Bühler também desenvolveu equipamentos com motores mais eficientes, que reduzem em até 50% o consumo de energia.

— Estamos trabalhando para que o consumo de água seja reduzido em cada processo — diz Frederico Goulart, diretor da Bühler Brasil.

Reutilização de resíduos

A M. Dias Branco, dona das marcas de massas e biscoitos Adria e Piraquê, é uma das brasileiras que iniciou a digitalização das operações e estuda como aplicar a IA na correção das nas linhas. Já teve ganhos de eficiência de 5% a 15% e, para acelerar a absorção de novas tecnologias, faz parcerias com startups.

— Criamos há três anos um plano de automação e digitalização. Temos 17 fábricas, com muitas linhas de produção. Esses planos nos ajudam a decidir qual linha automatizar no curto e médio prazo — diz Sidney Leite, diretor técnico e de Operações da M. Dias Branco.

A JBS, multinacional brasileira líder global em carnes, recorre à economia circular para responder à cobrança crescente sobre sustentabilidade. Cerca de 99% dos resíduos do processamento de gado são reaproveitados, sendo transformados em biodiesel, gelatinas, sabonetes e couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios.

Novas fábricas já são inauguradas com coleta de águas pluviais, uso de veículos elétricos no trânsito interno e geração de energia solar nos estacionamentos, o que ajuda a cumprir metas de sustentabilidade.

Fonte: O Globo

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