sexta-feira, 06/12/2024
spot_imgspot_img
InícioSala de InovaçãoDöhler anuncia primeiro chocolate sem cacau do mundo, produzido com feijão fava

Döhler anuncia primeiro chocolate sem cacau do mundo, produzido com feijão fava

Criada no Reino Unido, Nukoko desenvolveu uma tecnologia de fermentação, ainda em processo de patente, que reproduz o processo do cacau

 

 

A empresa global de ingredientes Döhler anunciou uma parceria estratégica com a startup britânica Nukoko para expandir a produção do “primeiro chocolate do mundo sem cacau”, feito a partir de feijão fava. O projeto visa oferecer uma alternativa sustentável e saborosa ao chocolate tradicional, abordando desafios críticos da indústria de cacau, como a alta nos preços — que aumentaram 89% em 2023 —, o impacto ambiental e questões socioeconômicas.

O apoio da Döhler permitirá que a foodtech criada em  2022 avance da escala piloto para a produção industrial até 2025. Com a expertise da Döhler em processos regulatórios e segurança alimentar, a startup usará fermentadores de 10 mil litros para otimizar sua produção.

“A tecnologia da Nukoko oferece uma solução inovadora para a indústria de alimentos e bebidas, e estamos orgulhosos de apoiar o crescimento de seu chocolate sem cacau, alinhado à nossa missão de promover inovações alimentares sustentáveis”, destacou Rodrigo Hortega de Velasco, representante da Döhler Ventures.

 

Leia Mais:

 

A Nukoko desenvolveu uma tecnologia de fermentação, ainda em processo de patente, que reproduz o processo de fermentação do cacau, criando os sabores característicos do chocolate a partir do feijão fava — uma planta que fixa nitrogênio e pode ser cultivada localmente no Reino Unido. Essa inovação pode reduzir em até 90% as emissões de carbono em comparação com o chocolate tradicional.

Além de sustentável, o chocolate da Nukoko oferece os mesmos benefícios de textura, derretimento e capacidade de moldagem do chocolate convencional, podendo ser utilizado em linhas de produção de confeitos, bolos e sobremesas. Outro destaque é o perfil nutricional: o produto contém 40% menos açúcar, além de mais proteínas, fibras e antioxidantes, sem comprometer o sabor.

Com o aumento das pressões ambientais e da demanda por alimentos sustentáveis, a parceria entre a Döhler e a Nukoko representa uma nova abordagem para o setor de chocolates, oferecendo aos consumidores uma alternativa ética e inovadora.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários