Após registro de alimento para pets no ano passado, Bene Meat busca entrada no mercado de alimentos humanos
A foodtech tcheca Bene Meat, com sede em Praga, apresentou seu primeiro hambúrguer cultivado, que terá preço equivalente ao da carne bovina premium. Essa inovação marca a entrada da empresa no mercado de alimentos humanos, após registrar seu alimento para pets como material de ração na União Europeia no ano passado.
O desenvolvimento de carne cultivada para consumo humano sempre foi um objetivo central da empresa, especialmente devido ao impacto ambiental significativo da produção de carne tradicional. A empresa também está desenvolvendo linhas celulares de frango, mas o foco principal continua sendo a carne bovina.
A startup utiliza um processo clássico de cultivo celular, começando pela isolação do tecido celular ou obtendo-o de um banco de células. Após isso, selecionam e desenvolvem a linhagem celular apropriada, utilizando técnicas de adaptação natural ou modificação genética, conforme necessário. Uma vez otimizada a linhagem, o processo é ampliado para cultivo em suspensão, permitindo a produção eficiente do volume necessário de células.
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O hambúrguer da Bene Meat não utiliza soro fetal bovino, um meio de crescimento controverso e caro que muitos produtores de carne cultivada estão abandonando. A empresa desenvolve internamente todas as receitas e equipamentos, garantindo que sua tecnologia atenda aos padrões de segurança alimentar.
Atualmente, a Bene Meat opera uma planta piloto em pequena escala, utilizada principalmente para desenvolvimento de produtos e testes de alimentação. Simultaneamente, a empresa está construindo uma instalação em maior escala, com capacidade de produção projetada para aproximadamente 200 toneladas por ano, prevista para ser concluída em 2025.
Apesar dos avanços, o caminho para a comercialização mais ampla da carne cultivada ainda apresenta desafios. O setor reduziu custos em 99% na última década, mas especialistas afirmam que será necessário esperar até 2030 para alcançar a paridade de preços com a carne convencional. O hambúrguer da Bene Meat poderá conter até 90% de células de carne cultivada.
A empresa também está avaliando a melhor estratégia para buscar a aprovação regulatória para sua carne cultivada, considerando o cenário e a prontidão do mercado em cada região.