Vow irá comercializar em Singapura carne à base de células de codorna japonesa
A empresa australiana de carne cultivada Vow obteve aprovação regulatória da Agência de Alimentos de Singapura (SFA) para produzir e vender o primeiro produto de codorna cultivada do mundo. A foodtech é a quarta empresa no mundo a receber aprovação para um produto de carne cultivada, após UPSIDE Foods e GOOD Meat, dos Estados Unidos, e a israelense Aleph Farms.
O produto da Vow origina-se de células da rara codorna japonesa, cultivadas sem soro de origem animal e antibióticos, oferecendo uma alternativa livre de abate. A produção de carne cultivada replica o processo biológico de crescimento celular que ocorre dentro de um animal. Envolve a coleta de uma pequena amostra de células de origem animal e colocá-las em um ambiente que forneça os nutrientes e condições necessárias para crescer. O produto final é indistinguível da carne convencional no nível celular. Ele pode potencialmente atender à crescente demanda por carne e também mitigar alguns dos desafios ecológicos e ambientais associados à produção tradicional de carne.
Leia Mais:
- Unilever se associa à The EVERY Company, pioneira em proteína de ovo livre de animais
- Recorde de calor e eventos extremos marcam a América Latina e o Caribe em 2023
- Gigante de chips Nvidia investe em startup de robôs para controle de pragas
Fundada em 2019 e sediada em Sydney, a Vow recebeu investimento total de US$ 56 milhões. A Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) é a autoridade nacional responsável por avaliar a segurança de alimentos novos. No ano passado, a Vow tornou-se a primeira empresa a solicitar aprovação regulatória no país. A FSANZ já concluiu que o produto de codorna cultivada da Vow é seguro para consumo. No entanto, o processo ainda está em sua fase final.
Singapura foi o primeiro país a aprovar a carne cultivada, em 2020, seguido pelos EUA em 2023 e Israel em 2024. O país abraçou novas tecnologias de proteínas para lidar com preocupações de segurança alimentar. Também é considerada o centro de inovação na Ásia para proteínas alternativas, com um ambiente favorável aos negócios apoiado por políticas governamentais e regulamentações de apoio para atrair investimentos e inovação.