Programa conecta as três empresas no propósito de envolver o consumidor em um programa educativo e ambientalmente correto
O “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023”, divulgado pela Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente) revela que mais de 33 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, correspondentes a 40% de todo o lixo gerado no País, têm destinação inadequada. Com a proposta de promover economia circular, a Danone, uma das líderes mundiais no setor de alimentos, acelera este compromisso com a Danone Circular. Uma das ações desta frente, organizada em parceria com a Rede Pão de Açúcar e a startup Green Mining, é um novo programa de reciclagem que atrela descontos nas compras de produtos Danone para consumidores que descartarem embalagens e materiais recicláveis na Estação Recicle e Ganhe Danone.
Antes de ser implantada em escala, a primeira estação está sendo testada na loja Pão de Açúcar da Avenida Jornalista Roberto Marinho, Zona Sul de São Paulo (SP).
Leia Mais:
- Canadá e quatro empresas de proteína vegetal anunciam consórcio milionário
- Bagaço de cerveja pode ser usado em suplemento alimentar
- Eurocopa inspira paródia para foodtech promover churrasco vegano
Para participar do programa e ter direito aos descontos, o consumidor deve se cadastrar no site do Pão de Açúcar e no aplicativo da Green Mining. Na Estação Recicle e Ganhe Danone, o participante precisa digitar o CPF cadastrado. O consumidor vai receber uma etiqueta com um QR Code que deverá ser colada na sacola com os resíduos recicláveis, que podem ser metal, plástico, vidro, embalagem longa vida, papel e papelão. Coletados e pesados, esses materiais geram cupons de desconto para uso nas lojas físicas participantes ou site e aplicativo do Pão de Açúcar.
A iniciativa se conecta à estratégia de sustentabilidade da rede Pão de Açúcar, que há mais de duas décadas realiza ações de reciclagem em suas lojas. “Acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante de inovação atrelado à sensibilização ambiental de nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável”, destaca em comunicado Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social do GPA.
“Com esta ação, queremos também engajar consumidores, que são um elo importante no pós-consumo e para o descarte correto de resíduos”, informa Scheilla Montanari, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.
A meta global da Danone até 2030 é oferecer 100% de embalagens recicláveis. Até 2040, a empresa se compromete a reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil – a perspectiva é de redução de 30% até 2030 – e pretende liderar o desenvolvimento de sistemas eficazes de coleta para recuperar o máximo da quantidade de plástico que coloca no mercado.
Também parceira do programa de reciclagem com descontos nos produtos Danone, desde 2018 a startup Green Mining já coletou e encaminhou para reciclagem cerca de 8 milhões de quilos de embalagens pós-consumo. Esta quantidade evitou a emissão de 1,2 milhão de quilos de CO2.