De: Andre Menezes
Tendo tido o privilégio de atuar como executivo e empreendedor em destinos tão diversos como a Ásia, Europa, Brasil e Estados Unidos, minha jornada me proporcionou uma perspectiva única: a capacidade de enxergar o Brasil com uma lente externa, ao mesmo tempo em que visualizo outras nações com uma visão interna. Essa experiência ampliou minha compreensão sobre como o Brasil se posiciona no cenário global, destacando-se por sua capacidade de inovação e competitividade.
O Brasil se consagra como um ambiente fértil para o desenvolvimento de empresas e talentos de calibre mundial. Com um mercado consumidor amplo e diversificado, o país estimula a criação de negócios inovadores, que se destacam por sua capacidade de competir globalmente. O altíssimo custo de capital torna o ambiente desproporcionalmente hostil ao empreendedorismo. Por outro lado, essa realidade eleva o patamar de eficiência financeira e operacional necessária, desafiando as empresas brasileiras a serem excepcionalmente eficazes e inovadoras para garantir sua sobrevivência e crescimento.
Apesar dos obstáculos financeiros, o Brasil sobressai como líder na América Latina em termos de inovação empresarial, abrigando 24 dos 45 unicórnios da região e representando 63% das 13 mil startups latino-americanas. Tal feito sublinha a robusta capacidade de inovação e empreendedorismo do país.
Empresas de renome, como Embraer, Petrobras, Nubank, Marcopolo, Vale e CBMM, além das gigantes do setor de proteína animal e marcas icônicas de consumo, como Havaianas, atestam a competência do Brasil em fundar e desenvolver negócios pautados em ciência e competitividade global. O país também se destaca na exportação de sua cultura, a exemplo do sucesso internacional da Bossa Nova, e durante muitas décadas também de sua engenharia. Vale destacar ainda a liderança na extremamente complexa exploração de petróleo em águas profundas, do etanol combustível (tão bem distribuído e adotado quanto a gasolina para carros de passeio), produção de ônibus e muito mais.
No âmbito alimentício, o Brasil já se estabeleceu como líder global, beneficiando-se de uma vantagem competitiva singular, impulsionada pela abundância de recursos naturais, pela eficiência produtiva e pelos avanços científicos. A consolidação dessa liderança ocorre em um contexto de economia de baixíssimo carbono, evidenciada por uma matriz energética 83% renovável, o que demonstra o compromisso do país com práticas sustentáveis. Iniciativas como o Tropical Food Innovation Lab – uma iniciativa com líderes globais como Buhler, Cargill, Givaudan e os brasileiros FoodTechHUBLatam e Ital – visam ajudar esse setor especificamente a se desenvolver ainda melhor e mais rapidamente.
Já é tempo de reconhecermos a grandiosidade do Brasil, uma nação que demonstrou sua capacidade de competir e se destacar no cenário mundial. É imperativo que nos portemos à altura dessa grandeza, comunicando ao mundo nossas conquistas e potenciais, a fim de atrair investimentos, talentos e abrir novos mercados. Com uma base sólida e uma capacidade indiscutível de inovação e sustentabilidade, o Brasil está apto a ser reconhecido como uma potência global, líder não apenas em recursos naturais e cultura, mas também em tecnologia, inovação e empreendedorismo.
*Andre Menezes é um líder empresarial experiente com um histórico comprovado de crescimento estratégico, excelência operacional e liderança inovadora em diversos mercados globais. Com ampla experiência no Brasil, EUA, Europa e Ásia, Andre se especializa em gerir empresas por períodos de transformação, em iniciar e em expandir empreendimentos internacionalmente.