Atualmente, 40% da oferta já é de alimentos à base de plantas; 11 redes de mercados já aderiram à proposta
A rede de supermercados SPAR e o varejista de mercearias online Picnic se tornaram as mais recentes empresas a se comprometer com as metas ambiciosas de transição de proteínas estabelecidas pela organização holandesa de bem-estar animal Wakker Dier. Eles trabalharão para vender 50% de proteínas à base de plantas até 2025, com essa meta aumentando para 60% até 2030. Um total de 11 supermercados que operam na Holanda já assumiram o compromisso. Juntos, esses varejistas detêm uma participação de mercado de mais de 90%. A única grande rede de supermercados holandesa que ainda não se comprometeu com a meta é a Vomar.
Atualmente, cerca de 40% das proteínas vendidas pelos supermercados holandeses são à base de plantas. Já existem indicações de progresso; há menos de dois meses, a Wakker Dier publicou dados mostrando que as vendas de carne animal nos supermercados holandeses caíram 16,4% desde 2020. Os dados, que se baseiam em dados de vendas da Circana, também mostram que os supermercados venderam 2,3% menos carne em 2023 do que em 2022, parcialmente devido à redução dos preços dos alimentos vegetais. Pesquisas publicadas em fevereiro em nome da ProVeg International descobriram que alguns produtos à base de plantas são mais baratos do que seus equivalentes de origem animal em seis das sete principais redes de supermercados holandesas.
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Além dos supermercados que trabalham em direção à transição de proteínas, em setembro do ano passado, a Wakker Dier anunciou que estava fazendo parceria com dez empresas de catering corporativo que se comprometeram com a meta de vender 60% de proteínas à base de plantas até 2030. Apenas três meses depois, mais seis empresas de catering aderiram ao compromisso.
“Esses caterers juntos fazem um enorme impacto para os animais”, disse Collin Molenaar, da Wakker Dier. “Se as pessoas perceberem como é saboroso e fácil comer menos animais, elas podem continuar com esse bom hábito em casa.”