quinta-feira, 21/11/2024
spot_imgspot_img
InícioStartupStartup aposta em IA para modernizar avaliação de qualidade do café

Startup aposta em IA para modernizar avaliação de qualidade do café

Brasil, maior exportador de café do mundo, foi escolhido pela ProfilePrint para testar a nova tecnologia, e startup já firmou parcerias com importantes cooperativas do país

 

 

Uma revolução tecnológica pode estar prestes a transformar o tradicional processo de avaliação de qualidade do café. A startup de Singapura ProfilePrint desenvolveu uma máquina portátil que utiliza Inteligência Artificial para avaliar grãos de café de forma rápida e eficiente, prometendo substituir métodos tradicionais, que envolvem envio de amostras e degustações demoradas.

A máquina, que se assemelha a uma cafeteira doméstica, realiza a análise com apenas 10 gramas de grãos, gerando uma “impressão digital” da amostra em poucos minutos. Essas informações detalhadas são acessadas via computador, eliminando a necessidade de envio físico de amostras entre produtores e compradores. A tecnologia da ProfilePrint está há três anos no mercado, sendo usada não apenas para café, mas também para chá, feijão, cacau e outros ingredientes.

Agora, a empresa desenvolveu uma nova versão do equipamento, chamada Orca, que amplia a capacidade de análise, incluindo características mais complexas, como aromas, além de expandir sua aplicação para ingredientes processados e especiarias. Essa nova máquina ainda está em fase de desenvolvimento, com previsão de lançamento para janeiro de 2025.

 

Leia Mais:

 

O Brasil, maior exportador de café do mundo, foi escolhido pela startup para testar a nova tecnologia, e a ProfilePrint já firmou parcerias com importantes cooperativas de café, como Cooxupé e Minasul. O objetivo é otimizar a avaliação dos grãos, tornando o processo mais ágil e preciso, além de reduzir os custos logísticos envolvidos nas exportações.

Com mais de 100 máquinas espalhadas pelo mundo, a startup aposta na implementação de um sistema de assinatura para utilização de suas análises, permitindo que os clientes acessem a tecnologia sem necessidade de adquirir o equipamento. A expectativa é que a tecnologia da empresa ganhe cada vez mais espaço no setor cafeeiro global, aprimorando a eficiência na avaliação de qualidade do produto e beneficiando toda a cadeia produtiva.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários