Empresa de biotecnologia usa levedura para converter açúcar em proteínas
A The EVERY Company, primeira empresa a comercializar proteínas de ovo produzidas por micróbios em vez de galinhas, uniu-se à The Vegetarian Butcher, marca da Unilever, para incorporar suas claras de ovo livres de animais em produtos selecionados.
Como muitos players do setor, a The Vegetarian Butcher tem explorado aglutinantes que podem servir como alternativas à clara de ovo (um ingrediente de origem animal com preços e disponibilidade notoriamente voláteis devido a surtos recorrentes de gripe aviária) e metilcelulose (um aglutinante quimicamente modificado altamente funcional com um nome menos amigável para o consumidor).
Leia Mais:
- Recorde de calor e eventos extremos marcam a América Latina e o Caribe em 2023
- Gigante de chips Nvidia investe em startup de robôs para controle de pragas
- Foodtech portuguesa de alimentos frescos recebe aporte da maior comunidade de inovação na alimentação
A EVERY Company é uma empresa americana de biotecnologia que desenvolve proteínas usando levedura para converter açúcar em proteínas semelhantes às encontradas em animais e produtos de origem animal. O EVERY Egg White – que contém uma combinação de proteínas de ovo feitas por fermentação de precisão, incluindo ovalbumina (a proteína mais prevalente na clara de ovo) – oferece propriedades funcionais, incluindo aeração, batimento, geleificação, aglutinação e estabilidade de espuma, tornando-se “um encaixe natural com a missão do The Vegetarian Butcher de libertar os animais da cadeia alimentar”, diz o comunicado da empresa.
“Após anos de esforço dedicado para veganizar ainda mais nossa gama de produtos, essa nova colaboração visa acelerar as etapas finais desse processo, preservando o delicioso sabor e textura de nossos produtos.”
As proteínas da The EVERY são certificadas pela Vegan Society, pois nenhum animal foi usado ou prejudicado para produzir suas proteínas de ovo (embora ainda devam carregar um aviso de alergia a ovo(. No entanto, a mensagem vegana ou ‘livre de animais’ não é necessariamente a primeira coisa na mente de muitos parceiros em potencial, diz a empresa, que recentemente fez parceria com o Grupo Nutresa da Colômbia para usar o EVERY Egg White em alternativas de carne.
Enquanto vários players entraram no espaço de laticínios livre de animais, apenas The EVERY Company e Onego Bio estão no espaço de proteínas de ovo livre de animais, o que reflete o quão desafiador é. Até o momento, a empresa desenvolveu quatro ingredientes:
EVERY Protein: uma proteína altamente solúvel, ‘quase invisível’ bio-idêntica a uma glicoproteína (ovomucoide) encontrada na clara de ovo, permitindo “novos produtos alimentícios e bebidas enriquecidos com proteínas, com um perfil sensorial neutro e clareza ótica”.
EVERY EggWhite: um substituto de clara de ovo. Contém uma combinação de proteínas de ovo, incluindo ovalbumina (a proteína mais prevalente na clara de ovo), que proporciona propriedades funcionais, incluindo aeração, batimento, geleificação, aglutinação e estabilidade de espuma.
EVERY Egg: um substituto líquido para ovo inteiro contendo EVERY EggWhite, óleos vegetais, cores e sabores naturais, fibra e água.
EVERY Pepsin: pepsina livre de animais (uma enzima tradicionalmente obtida de estômagos de porco) “oferecendo maior qualidade, pureza, segurança e fonte consistente”.