Seguindo uma tendência que se intensificou na pandemia, o setor agropecuário vem passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia. Uma das grandes responsáveis por esse progresso é a área de gestão de dados. Conjuntos de informações são coletados e trabalhados diariamente para se transformar em insights acionáveis, capazes de garantir competitividade e uma melhor experiência do consumidor. Sempre atenta ao mercado e buscando excelência em seus processos, a Yara segue apostando na digitalização do agronegócio brasileiro, como ferramenta para garantir ao país e aos consumidores um importante diferencial quando o assunto é compra de insumos. Entenda mais sobre as estratégias da empresa nesse sentido e como o uso da inteligência de dados deve moldar o setor nos próximos anos.
Não é de hoje que o trabalho no campo vem se tornando cada vez mais digital. Muitos produtores rurais já usam a tecnologia para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos cultivos, investindo em automação e em processos que lhes permitem maior flexibilidade. Claro que isso inclui não apenas o operacional, mas também os processos de planejamento e administração de toda a produção agrícola. Uma pesquisa recente da McKinsey apontou que o perfil do agricultor está mais jovem e que cerca de 70% deles já preferem usar a internet como fonte para realizar pesquisas e compras de insumos para a lavoura.
Isso se reflete diretamente no mercado de fertilizantes, onde o uso inteligente de dados está se tornando essencial para melhorar e personalizar a jornada do cliente, desde a produção até a entrega. A ideia é mapear hábitos e necessidades do consumidor, agilizar processos e gerenciar diferentes variáveis para melhorar a experiência de compra e aumentar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.
O Papel dos Dados na Agricultura Moderna
A agricultura moderna está se tornando cada vez mais orientada por dados. Por meio de sensores, drones, sistemas de monitoramento e outras tecnologias, os agricultores têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações sobre suas operações. Esses dados abrangem desde as condições do solo e do clima até o crescimento das culturas e a utilização de insumos agrícolas, como fertilizantes.
O mesmo vale para empresas, que por meio de ferramentas digitais e do time de campo é capaz de coletar informações sobre os tipos de cultivo, região, área plantada e frequência de compra de diferentes produtores rurais em todo o país.
No entanto, a mera coleta de dados não é suficiente. O verdadeiro valor está na combinação destes diferentes dados com a aplicação de inteligência, o que gera preciosos conhecimentos para tomada de decisão mais ágil e acurada. É aqui que a personalização da jornada do cliente entra em jogo.
Não basta apenas coletar montanhas de dados se essas informações não forem tratadas e não se integrarem ao negócio. Os dados impactam todas as áreas da companhia, desde planejamento da produção, estoque, precificação, oferta de produtos e logística. Tudo está interligado para que o produto certo esteja disponível, na hora certa e no lugar certo, evitando atrasos na produção e perdas para o agricultor.
A Yara faz isso buscando entender as necessidades e jornada do cliente na aquisição de insumos para a lavoura de diferentes maneiras. O time de consultores técnicos comerciais da Yara (CTCs) alimenta as ferramentas de CRM da companhia que então cruza essas informações com diversas variáveis do mercado, como precificação, clima, movimentos de mercado e a realidade do campo para entregar informações valiosas ao time comercial.
Em posse desse conhecimento, o time de vendas é capaz de ativar os clientes de modo planejado e personalizado, oferecendo as soluções nutricionais adequadas para cada perfil de agricultor, ao mesmo tempo em que essa informação se integra a outros departamentos da companhia, gerando valor para o negócio e para os clientes.
Por que personalizar a jornada do cliente?
Mapear a experiência do consumidor já é uma estratégia comum em diversos setores, como o varejo, e vem ganhando espaço também na indústria do agronegócio. No mercado de fertilizantes, a personalização da jornada do cliente envolve entender as necessidades individuais de cada produtor e fornecer soluções sob medida para maximizar sua produtividade e rentabilidade. Isso requer uma compreensão profunda das condições específicas de cada propriedade agrícola, bem como das preferências e objetivos do agricultor.
Para manter o nível de excelência durante toda a jornada de compra, a Yara mescla os dados obtidos com métricas como NPS (Net Promoter Score) e o C-SAT (Consumer Satisfaction) com o objetivo de medir fatores como a satisfação e a fidelidade do cliente. Esses indicadores possibilitam às equipes identificar falhas e trabalhar internamente em processos de melhoria, entregando resultados sólidos e respostas certeiras aos anseios e dores dos consumidores.
O resultado desse processo é identificar oportunidades de mercado e co-criar soluções que atendem melhor aos anseios dos clientes e parceiros. Isso melhora a alocação de recursos, conecta os diversos departamentos da companhia e mantém o time de vendas atento ao mercado e à realidade do campo, entregando melhores ofertas de produtos, serviços e soluções agrícolas. Tudo isso reflete diretamente no aumento da produtividade e da rentabilidade do agricultor.
Além disso, integrar os dados coletados pelo time de campo com informações de negócio por meio de uma ferramenta de automação de marketing possibilita campanhas e ofertas mais inteligentes, focando nos mercados online e offline de modo otimizado. Ao coletar e analisar dados sobre as necessidades e preferências dos clientes, é possível aperfeiçoar processos de produção, distribuição e marketing, garantindo uma operação mais eficiente e lucrativa, aperfeiçoando a experiência do agricultor.
É importante destacar ainda o uso de técnicas avançadas de análise de dados que nos ajudam a extrair insights significativos e preciosos, como modelagem estatística, aprendizado de máquina e inteligência artificial. O objetivo é identificar padrões, tendências e correlações que possam ajudar a entender melhor as necessidades e os desafios de cada cliente, além de nos antecipar ao mercado.
A personalização da jornada do cliente não termina na entrega das recomendações. É crucial acompanhar a implementação das soluções propostas e monitorar os resultados ao longo do tempo. Isso permite fazer ajustes conforme necessário e garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas de forma contínua e eficaz.
Isso inclui o pré e o pós venda. Nesse sentido, a Yara preza por acompanhar a entrega do fertilizante na lavoura, entender as necessidades de cada cultivo, oferecer suporte e ferramentas que apoiem o produtor rural e manter suporte técnico e comercial integral em todas as etapas do processo, mesmo após a compra.
Ao receber um serviço personalizado que atende às suas necessidades individuais, os agricultores se sentem valorizados e satisfeitos, fortalecendo assim o relacionamento com os fornecedores de insumos agrícolas e incentivando a fidelidade à marca. Esse é o principal motivo que move a Yara no uso de dados para melhorar a experiência de seus clientes por meio da efetividade dos seus negócios.
Com base na análise de dados, a Yara é capaz de entender os anseios dos compradores, respondendo aos principais desafios do campo e colaborando de modo definitivo para o crescimento e a digitalização do agronegócio brasileiro.