Levantamento comparou doze categorias de produtos e diferença média de preços foi de 16% em favos dos itens vegetais
Pela primeira vez, o custo de uma cesta de compras baseada em alternativas vegetais é mais baixo do que o de uma cesta com produtos de origem animal na Alemanha. É o que aponta um novo estudo da organização ProVeg, revelando uma diferença média de preço de 16% em favor dos itens vegetais.
Para o estudo, a ProVeg comparou, pelo terceiro ano consecutivo, cestas de compras compostas por produtos vegetais e de origem animal em doze categorias de alimentos essenciais, como frios, salsichas, hambúrgueres, peixe empanado, cream cheese, carne moída, iogurte, queijo fatiado, creme de cozinha, leite, pizza e schnitzel. As análises foram realizadas em seis das maiores redes de supermercados da Alemanha, com levantamento de preços entre agosto e setembro em 30 supermercados distribuídos em nove estados federais do país.
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“A cesta de compras vegetal sem custo adicional em relação aos produtos de origem animal é uma novidade no mercado,” destaca Virginia Cecchini Kuskow, gerente de projetos da ProVeg. Ela prevê que, até 2025, o custo médio entre as duas cestas possa alcançar valores de diferença em um dígito, tornando-se ainda mais acessível para os consumidores.
A redução de preços nas alternativas vegetais foi observada em 9 das 12 categorias analisadas, com destaque para o queijo fatiado, que teve queda superior a 40% nos preços. Entre as redes varejistas, alternativas como leite vegetal já são consistentemente mais baratas que o leite de vaca, apesar de tributações adicionais aplicadas a essas bebidas.
Em um cenário de inflação crescente no país — os preços dos alimentos subiram um terço desde 2020, com um aumento de 2,3% em outubro de 2024, segundo o Escritório Federal de Estatística da Alemanha —, as alternativas vegetais representam uma esperança para as famílias alemãs.
Com o avanço das estratégias de preço por parte dos varejistas, a equalização de preços entre alternativas vegetais e produtos de origem animal continua trazendo aos consumidores a opção de um consumo mais sustentável e acessível.