Criada no Reino Unido, Nukoko desenvolveu uma tecnologia de fermentação, ainda em processo de patente, que reproduz o processo do cacau
A empresa global de ingredientes Döhler anunciou uma parceria estratégica com a startup britânica Nukoko para expandir a produção do “primeiro chocolate do mundo sem cacau”, feito a partir de feijão fava. O projeto visa oferecer uma alternativa sustentável e saborosa ao chocolate tradicional, abordando desafios críticos da indústria de cacau, como a alta nos preços — que aumentaram 89% em 2023 —, o impacto ambiental e questões socioeconômicas.
O apoio da Döhler permitirá que a foodtech criada em 2022 avance da escala piloto para a produção industrial até 2025. Com a expertise da Döhler em processos regulatórios e segurança alimentar, a startup usará fermentadores de 10 mil litros para otimizar sua produção.
“A tecnologia da Nukoko oferece uma solução inovadora para a indústria de alimentos e bebidas, e estamos orgulhosos de apoiar o crescimento de seu chocolate sem cacau, alinhado à nossa missão de promover inovações alimentares sustentáveis”, destacou Rodrigo Hortega de Velasco, representante da Döhler Ventures.
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A Nukoko desenvolveu uma tecnologia de fermentação, ainda em processo de patente, que reproduz o processo de fermentação do cacau, criando os sabores característicos do chocolate a partir do feijão fava — uma planta que fixa nitrogênio e pode ser cultivada localmente no Reino Unido. Essa inovação pode reduzir em até 90% as emissões de carbono em comparação com o chocolate tradicional.
Além de sustentável, o chocolate da Nukoko oferece os mesmos benefícios de textura, derretimento e capacidade de moldagem do chocolate convencional, podendo ser utilizado em linhas de produção de confeitos, bolos e sobremesas. Outro destaque é o perfil nutricional: o produto contém 40% menos açúcar, além de mais proteínas, fibras e antioxidantes, sem comprometer o sabor.
Com o aumento das pressões ambientais e da demanda por alimentos sustentáveis, a parceria entre a Döhler e a Nukoko representa uma nova abordagem para o setor de chocolates, oferecendo aos consumidores uma alternativa ética e inovadora.