Leguminosa rica em proteínas recebe atenção por sua versatilidade em produtos de origem vegetal
A Indústria de Proteínas do Canadá anunciou uma iniciativa colaborativa com a Lupin Platform para fortalecer a cadeia de valor do tremoço no Canadá. O projeto visa aumentar as oportunidades para agricultores e processadores de ingredientes, ao mesmo tempo em que introduz novos produtos de proteína à base de plantas no mercado.
O tremoço, uma leguminosa rica em proteínas que contém todos os nove aminoácidos essenciais, está ganhando atenção por sua versatilidade em produtos de origem vegetal. Ele pode ser processado em farinha ou extraído para obter proteína para criar alternativas aos laticínios, como iogurte, queijo e sorvete. Além disso, a proteína de tremoço serve como substituto de gordura em produtos como molhos e maionese.
A Indústria de Proteínas do Canadá é uma organização sem fins lucrativos liderada pela indústria, criada para posicionar o Canadá como uma fonte global de proteína vegetal de alta qualidade e coprodutos à base de plantas. Trabalha com parceiros do setor privado para criar projetos de co-investimento que tenham o potencial de transformar o setor de agricultura e produção de alimentos, permitindo que o Canadá assegure sua posição como líder global na produção de produtos e coprodutos à base de plantas.
Leia Mais:
- Universidade da Amazônia desenvolve app para celular que identifica doenças no cacau
- Investimento recorde impulsiona desenvolvimento de chocolate sem cacau
- Startup israelense desenvolve sashimi híbrido, a partir de células cultivadas de atum
Empresas que atualmente utilizam ingredientes de tremoço incluem Wicked Kitchen, com seu sorvete à base de tremoço, Wide Open Agriculture, com seu leite de aveia enriquecido, a PLANT B, da Alemanha, com seu ovo líquido à base de plantas, e os pós de proteína Chocho, da Mikuna Foods.
François-Philippe Champagne, Ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá , declarou que o projeto “gerará novas oportunidades para os canadenses e trará mais opções de alimentos à base de plantas para o mercado. Este projeto não só aumentará a vantagem econômica do Canadá e promoverá cadeias de suprimentos fortes, mas também tem potencial para impactar significativamente o cenário alimentar do Canadá por gerações.”
O projeto envolve um co-investimento de US$ 6,2 milhões para expandir a cadeia de valor do tremoço, tornando a cultura uma opção viável e economicamente sólida para os agricultores canadenses. O investimento também otimizará os processos de limpeza, descascamento e moagem do tremoço, além de desenvolver e melhorar novos ingredientes e produtos de bens de consumo embalados. A Indústria de Proteínas contribuirá com US$ 2,6 milhões, com os fundos restantes fornecidos pelos parceiros do projeto.