Jim Pillen anunciou três medidas separadas para bloquear o progresso da indústria de “carnes cultivadas em laboratório e falsas”
O governador de Nebraska, Jim Pillen, assinou uma ordem executiva com a intenção de proibir a carne cultivada em 2025 – e não mediu palavras sobre a liberdade de escolha dos consumidores, ou sobre Bill Gates. Apesar da Flórida, sob o governo de Ron DeSantis, estar sendo processada por proibir a carne cultivada, Nebraska iniciou um “ataque total às carnes cultivadas em laboratório e às carnes falsas”. Essas foram as palavras do governador Jim Pillen, após assinar uma ordem executiva que impõe várias restrições à carne cultivada e anunciar sua intenção de banir esses produtos a partir do ano que vem.
Na Oak Barn Beef, uma loja de carnes familiar em West Point, o governador estava acompanhado pelo proprietário da loja, um fazendeiro que está se candidatando a um cargo político, e pelo chefe do departamento agrícola do estado (cuja família possui uma fazenda de gado), quando aprovou três medidas para proteger a pecuária tradicional das “visões extraordinárias e loucas de que haverá diferentes maneiras de alimentar o planeta”.
E fez uma provocação a Bill Gates, que investiu em várias empresas de proteínas alternativas, incluindo a Upside Foods, da Califórnia, a autora do processo contra a Flórida. “Há um cara que fez algum dinheiro construindo computadores. Ele precisa ficar no espaço dos computadores e parar com essa ideia de que vai promover carne cultivada em laboratório. Ele perdeu a cabeça”, disse Pillen.
Leia Mais:
- Dinamarca investirá R$ 15 bi até 2030 para acelerar agricultura sustentável
- Elmhurst 1925 aposta em bebidas sazonais de fim de ano
- Foodtech anuncia hambúrguer cultivado com valor equivalente à carne bovina
“Estamos sendo proativos e garantindo que coisas tolas não aconteçam, porque elas estão acontecendo nas costas do país”, acrescentou Pillen. Até alguns meses atrás, dois restaurantes – um em cada costa – estavam servindo carne cultivada, após a Upside Foods e a startup californiana Eat Just receberem aprovação do Departamento de Agricultura dos Estados e da Administração de Comidas e Medicamentos.
O governador, cuja família possui uma grande fazenda de suínos no estado, foi enfático em suas palavras. “Se houver habitantes de Nebraska que queiram comprar carne cultivada em laboratório, bom para eles. Eles só não vão fazer isso em Nebraska”, afirmou.
Pillen anunciou três medidas separadas para bloquear o progresso da indústria de carne cultivada. Primeiro, ele proibiu agências estaduais de adquirir essas proteínas. Depois, ele ordenou que contratantes do estado garantam que não “discriminem produtores de carne natural” em favor de proteínas alternativas.
E, por fim, ele pediu ao departamento de agricultura que crie uma regra exigindo que qualquer carne cultivada vendida em lojas seja claramente rotulada separadamente e colocada longe do que ele chamou de “carne de verdade”.