Instalação teve investimento de 16 milhões de euros e terá capacidade de produção de 50 mil toneladas por ano
A Golden Fields Alternative Protein, em parceria com a alemã SCHULE Mühlenbau, concluiu a construção de uma nova fábrica de processamento de ervilhas e favas na Letônia. A instalação terá uma capacidade de produção de cerca de 50 mil toneladas por ano e teve investimentos de 16 milhões de euros. O desenvolvimento desenvolvimento ocorre em um contexto de aumento da demanda internacional por proteínas vegetais, especialmente as derivadas de leguminosas.
Com a crescente popularidade de proteínas de origem vegetal, a Golden Fields planeja abrir mais fábricas de processamento na área para atender a essa demanda. A empresa enfatiza sua colaboração próxima com agricultores locais para produzir proteínas vegetais, que são utilizadas como ingredientes principais em produtos como hambúrgueres, salsichas e nuggets sem carne.
Leia Mais
- Meatbale recebe mais de 7 milhões de euros para ampliar produção de carne cultivada
- Setor de proteínas alternativas enfrenta desafios de financiamento para expandir produção
- Bezos Earth Fund inaugura Centro de Proteínas Sustentáveis para impulsionar inovações
A inauguração da fábrica na Letônia representa um passo significativo para a Golden Fields na ampliação de sua capacidade de produção e no fortalecimento de sua posição no mercado europeu de proteínas alternativas.
“Estamos na linha de frente desta tendência, criando produtos inovadores e sustentáveis de proteínas e amidos a partir de ervilhas e favas”, afirma a empresa.
Thorsten Lucht, gerente de vendas da SCHULE Mühlenbau, destacou a complexidade do processamento de proteínas de leguminosas. “Extrair proteínas de leguminosas envolve várias etapas de processamento e requer um conhecimento técnico aprofundado. Além da limpeza e classificação, o processo inclui descascamento, separação, moagem fina e a divisão das leguminosas em frações ricas em proteína e amido”, explicou Lucht em um comunicado.
Mahmoud Ahmed, CEO da Golden Fields Alternative Protein, também comentou sobre a nova fábrica em Liepaja: “Com o crescimento populacional global e a crescente demanda por alimentos sustentáveis, a necessidade de proteínas de alta qualidade tem aumentado constantemente ao longo dos anos. Nossa nova fábrica, que foi planejada, construída e comissionada pela SCHULE Mühlenbau dentro do prazo, nos posiciona perfeitamente para atender ao mercado do Norte da Europa, que é altamente promissor”.