Startup finlandesa Solar Foods fornecerá ingrediente sustentável para barras proteicas veganas lançadas nos EUA em 2026
Em um cenário global em que o consumo de proteína se tornou prioridade, novas fontes sustentáveis ganham destaque. A Solar Foods, startup finlandesa criadora da Solein — uma proteína feita literalmente a partir do ar —, firmou parceria com a Fermenta, empresa norte-americana voltada à nutrição funcional e de alta performance. O acordo prevê o lançamento, sob a marca Gutsy, de barras proteicas sem glúten produzidas com Solein. O produto chegará ao mercado dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2026.
O ingrediente, resultado da fermentação de dióxido de carbono, hidrogênio e oxigênio, dispensa terras agrícolas, irrigação ou pesticidas. O processo alimenta microrganismos com gases, e não com açúcares, originando um pó neutro no sabor, composto por 78% de proteína, 6% de gordura e 10% de fibras — além de ferro e vitaminas do complexo B. Seu perfil nutricional é comparável ao da soja desidratada e de algumas algas.
“Queremos oferecer produtos saborosos, sustentáveis e que promovam o bem-estar digestivo, com alto teor de proteína e baixo teor de açúcar”, afirma John Gibb, CEO da Fermenta. “A Solein é um ingrediente revolucionário, com excelente valor nutricional e impacto ambiental mínimo.”
Proteína limpa e escalável
Produzida com CO₂ capturado e energia renovável, a Solein gera emissões equivalentes a apenas 1% das associadas à carne e 20% das das proteínas vegetais. A empresa afirma que o ingrediente contém os nove aminoácidos essenciais, é isento de colesterol e gordura saturada, e pode ser incorporado facilmente a diversos tipos de alimentos por seu sabor suave.
Leia Mais:
- Estudo europeu aponta alta aceitação de alimentos com proteína de insetos
- O protagonismo do agro brasileiro na COP 30
- A COP30 é a hora da ação dos governos, afirma professor da USP
“A Solein é extremamente versátil, e as barras funcionais da Fermenta são um ótimo exemplo de aplicação”, explica Troels Nørgaard, diretor comercial e de produto da Solar Foods. “A Fermenta será uma das primeiras empresas a disponibilizar alimentos com Solein nos Estados Unidos.”
Expansão global e foco em nutrição de performance
Após receber o reconhecimento de GRAS (Generally Recognized as Safe) pela FDA, a Solar Foods iniciou uma fase de expansão. Em Cingapura, já lançou alimentos que utilizam Solein em formulações como mooncakes, barras de chocolate e bebidas sem café, e recentemente apresentou uma maionese vegana feita com o ingrediente.
Nos Estados Unidos, o foco está no segmento de nutrição esportiva e de performance, com produtos como shakes proteicos voltados a atletas e praticantes de atividade física — mercado que cresce impulsionado por uma tendência clara: 70% dos americanos afirmam buscar mais proteína na dieta, e um terço aumentou o consumo nos últimos meses.
A Solar Foods já captou cerca de €83 milhões em investimentos e financiamentos, além de firmar parcerias de fornecimento e codesenvolvimento com companhias da Europa e dos EUA, como a Superb Food, especializada em produtos de bem-estar baseados em GLP-1, e a italiana KelpEat. Três novos contratos em negociação podem ocupar metade da capacidade produtiva da futura Factory 02, com inauguração prevista para 2028 e capacidade anual de 12.800 toneladas de Solein.
A planta-piloto atual, Factory 01, produz 160 toneladas por ano e deve atingir 230 toneladas até 2026.
“Com uma tecnologia de fermentação a gás inovadora e escalável, a Solein tem potencial para responder ao desafio global de fornecimento de proteína, reduzindo drasticamente os riscos de escassez e impactos ambientais”, conclui Nørgaard.




