Com investimento inicial de R$10 milhões, iniciativa já superou metas e mira 50 parceiros até 2028
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, está implementando uma nova estratégia de acesso a mercado no Brasil. O foco é ampliar a presença dos seus fertilizantes de alta tecnologia por meio de acordos comerciais com distribuidores de insumos, que passam a atuar como representantes exclusivos da marca no campo.
O modelo prevê parcerias com duração inicial de quatro anos. A seleção dos parceiros leva em conta critérios como histórico, performance e localização. Em troca da exclusividade na categoria de fertilizantes, os distribuidores têm acesso a uma série de vantagens comerciais.
Até o momento, nove parcerias foram firmadas, somando 28 lojas. A meta é chegar a 50 distribuidores até 2028. A empresa investiu R$10 milhões na estruturação da iniciativa e designou uma equipe exclusiva para o atendimento desses parceiros, com foco em garantir disponibilidade de produtos à pronta entrega.
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Além de soluções incrementais de crédito e treinamento comercial, os participantes também recebem bonificação extra no programa de relacionamento Boa Colheita. As lojas passam ainda por reformas visuais — as primeiras já foram entregues em julho —, com a identidade da Yara sinalizando a parceria oficial.
Os primeiros resultados superaram as expectativas. No primeiro trimestre de 2025, os distribuidores participantes venderam quase o dobro da meta estipulada. “É um modelo que gera valor para todos os envolvidos”, afirma Daniel Lopes, diretor de Marketing da Yara. Segundo ele, a empresa amplia a penetração de mercado, os lojistas fidelizam clientes e os produtores passam a contar com atendimento mais ágil e soluções alinhadas à sustentabilidade e produtividade no campo.
A estratégia está sendo implementada, inicialmente, nas regiões Nordeste e Sudeste, com foco especial em culturas hortifrutis. Essas culturas são significativamente beneficiadas pelo uso de adubos de alta tecnologia, que melhoram a aparência, durabilidade e firmeza dos produtos — atributos importantes para a rentabilização de frutas, legumes e hortaliças.
Valorização de parcerias
A movimentação da Yara sinaliza uma tendência crescente no agronegócio: a valorização de parcerias comerciais com foco em tecnologia, especialização e serviços agregados. Com produtores cada vez mais atentos à eficiência e sustentabilidade no campo, a personalização do atendimento e o suporte técnico passam a ser diferenciais-chave na escolha de insumos. A rede atual de distribuidores exclusivos da Yara inclui empresas como Cultivar Agrícola, Fonte Agrícola, Milharal, Agro & Pec, Cultivar Cerrado, Agrofert, Comatec, Ir. Ferreira e Agroponto, em estados como Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.




