Versão gratuita exibe emissões de gases de efeito estufa, uso da terra, uso da água, eutrofização e acidificação do produto
A startup britânica Foodsteps, que ajuda empresas a calcular e rotular sua pegada de carbono, fez uma parceria com o Good Food Institute (GFI) para lançar uma ferramenta automatizada de avaliação do ciclo de vida para produtos de proteína alternativa. A ferramenta simplifica para as empresas a avaliação do impacto de seus produtos, desde a fase agrícola até a saída da fábrica.
A versão gratuita do software mede o impacto em cinco áreas — emissões de gases de efeito estufa, uso da terra, uso da água, eutrofização e acidificação. Também está disponível uma versão paga com recursos adicionais, permitindo que as empresas façam declarações fundamentadas sobre o impacto ambiental de seus produtos de proteína alternativa. Se um produto for identificado como tendo um alto impacto, a ferramenta pode ajudar a empresa a reformulá-lo ou a desenvolver novas opções mais sustentáveis.
Leia Mais:
- M&A de alimentos e bebidas do Reino Unido tem melhor 1º trimestre desde 2016, com destaque para setor plant-based
- Startup finlandesa recebe 24 milhões de euros para fábrica de microproteína
- Indústria de alimentos: resiliência e inovação para sustentar as populações
Pesquisas mostram consistentemente que proteínas alternativas têm um menor impacto ambiental do que produtos de origem animal; um relatório publicado pelo GFI no ano passado descobriu que a carne bovina à base de plantas utiliza até 99% menos terra e água do que a carne bovina convencional, enquanto reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% e o potencial de eutrofização em até 91%. Reduções significativas no impacto ambiental também foram encontradas para alternativas ao porco e frango.
A maioria das empresas de proteína alternativa que deseja fazer uma declaração ambiental específica para a empresa e o produto carece de dados de suporte robustos, padronizados e representativos, o que resultou em várias empresas enfrentando críticas de greenwashing que prejudicam tanto as empresas individuais quanto a indústria de forma mais ampla
A ferramenta poderá confirmar se um produto atende aos requisitos regulamentares ou legais, ajudar a estimar os impactos de conformidade com regulamentações esperadas ou anunciadas, criar bases de comparação e comparar os resultados da indústria, modelar o ciclo de vida do produto e testar diferentes cenários para identificar sistemas de produção.