Com ajustes mínimos na fórmula para o público europeu, a alternativa de ovo será fabricada e distribuída exclusivamente pela Vegan Food Group a partir da Alemanha
A Eat Just, líder no mercado norte-americano de ovos à base de plantas, anunciou uma parceria estratégica com a Vegan Food Group (VFG), holding britânica que controla marcas como VFC, Meatless Farm e Tofutown. O objetivo do acordo é levar o JUST Egg, produto carro-chefe da empresa, para o mercado europeu, com produção local prevista para começar no final deste ano.
A VFG ficará responsável pela fabricação, vendas e distribuição do JUST Egg na Europa, utilizando uma nova linha de produção automatizada em sua planta em Lüneburg, na Alemanha. Segundo Matthew Glover, cofundador da VFG, o produto passará por pequenos ajustes na fórmula para atender às regulamentações e preferências locais, mas o feijão-mungo continuará sendo o ingrediente base.
“Embora haja um pequeno ajuste, não haverá diferença perceptível no sabor ou na qualidade”, afirmou Glover.
Leia Mais:
- PwC Agtech Innovation e FoodTech Hub Latam se unem para fomentar a inovação no agro
- Clima extremo ameaça o futuro do café
- União Europeia quer ampliar comércio agroalimentar com América Latina, afirma Jean-Pierre Bou
A Eat Just já havia recebido aprovação regulatória para a comercialização de proteína de feijão-mungo na União Europeia em abril de 2022 e no Reino Unido nos últimos meses. A proteína utilizada no JUST Egg europeu será extraída na unidade de Minnesota, nos EUA, reforçando a parceria global entre as empresas.
Crescimento impulsionado por desafios na cadeia de ovos tradicionais
O mercado para o JUST Egg tem crescido em ritmo acelerado, especialmente devido à crise causada pela gripe aviária, que afetou severamente a cadeia de suprimentos de ovos tradicionais. Segundo Josh Tetrick, CEO da Eat Just, a empresa tem recebido consultas de grandes redes de varejo, fast-food e até do exército americano.
“Estamos crescendo em todos os setores, tanto no varejo quanto no foodservice. Cerca de 56% dos consumidores que compram o JUST Egg retornam para comprar novamente”, afirmou Tetrick.
Além de expandir o alcance do JUST Egg, a Eat Just também continua investindo em carne cultivada por meio de sua divisão GOOD Meat, que já obteve aprovações regulatórias em mercados como Cingapura e os Estados Unidos.
Expectativas para o mercado europeu
Com uma forte rede de distribuição e fabricação liderada pela VFG, espera-se que o JUST Egg encontre ampla aceitação no mercado europeu, onde cresce o interesse por alternativas baseadas em plantas. “Estamos confiantes no sucesso desta parceria e ansiosos para anunciar mais detalhes sobre varejistas e serviços de alimentação em breve”, concluiu Glover.