Ecossistemas pretendem enriquecer, ainda mais, a cadeia produtiva de alimentos ao integrar startups, corporações e especialistas
O PwC Agtech Innovation e o FoodTech Hub Latam anunciam uma cooperação, que fortalecerá a conexão entre startups, grandes corporações e produtores rurais da cadeia de produção de alimentos no Brasil. A proposta é fomentar a inovação entre agentes do setor por meio de eventos, ações estratégicas e trocas de conhecimento, em prol do ecossistema da produção de alimentos.
O PwC Agtech Innovation é um dos principais hubs de inovação do agronegócio no mundo e atua na promoção de conexões e cooperação entre startups e empresas em um ecossistema robusto. Hoje, o hub integra mais de 800 startups, empresas e especialistas do setor agropecuário nas unidades de Piracicaba (SP) e Uberaba (MG).
Por outro lado, o FoodTech Hub Latam, sediado em Campinas (SP), agrega expertise acadêmica, conexões com centros de excelência no Brasil e no exterior, além de promover a proximidade com grandes indústrias do setor alimentício. A união dessas duas forças amplia oportunidades para todos os agentes da cadeia de produção de alimentos, promovendo ações para a adoção de um sistema alimentar mais sustentável e alinhado às novas demandas do mercado.
As primeiras atividades conjuntas incluem a realização de eventos, visitas técnicas aos hubs de Piracicaba, Uberaba e Campinas, além da produção de conteúdos especializados. Também estão previstas mentorias e conexões estratégicas entre startups e indústrias, como forma de impulsionar novos negócios e soluções inovadoras.
Leia Mais:
- União Europeia quer ampliar comércio agroalimentar com América Latina, afirma Jean-Pierre Bou
- Mapa lança plataforma para fortalecer troca de informações no agro brasileiro
- Proteína de guar surge como nova opção no mercado plant-based
Dirceu Ferreira Júnior, sócio da PwC Brasil e COO do PwC Agtech Innovation destaca a relevância da chegada do FoodTech Hub e ressalta que a iniciativa é um termo de cooperação voltado à promoção da inovação no setor, com foco na vertical de FoodTech, fortalecendo sua atuação dentro do PwC Agtech Innovation.
“A indústria de alimentos é um elo importante dentro do agronegócio, por isso precisamos fortalecer essa “presença” e essa discussão no Agtech. Trazendo o FoodTech Hub aumentamos, diretamente, a existência de stakeholders (startups, corporações e especialistas) que debatem e inovam dentro da vertical. Por consequência, enriquecemos o ecossistema de inovação”, afirma Dirceu Júnior.
Segundo Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech Hub Latam, essa aliança surge em um momento de transformação acelerada no setor agroalimentar global. “As transformações nas mudanças climáticas, disputas comerciais, surgimento de novas tecnologias e escolhas de consumidores alteram de maneira rápida o como comemos, produzimos, compramos e comercializamos alimentos. Essas transformações na cadeia influenciam as partes interessadas no setor agrícola, desde produtores, fornecedores de insumos e comerciantes até indústrias, investidores e formuladores de políticas”, comenta.
Para Paulo Silveira, ainda é preciso enxergar esse sistema de forma integrada e promover mudanças estruturais que garantam alimentos nutritivos e saudáveis, ao mesmo tempo em que se preserva os recursos do planeta para as futuras gerações. “É dentro dessa visão que Food Tech Latam se conecta com o PwC Agtech Innovation. Dois ecossistemas que se integram, compartilham, geram conhecimento para todo o sistema agroalimentar no Brasil e América Latina”, finaliza.
Com esse movimento, a PwC Agtech Innovation amplia a presença da vertical de FoodTech dentro do hub, enriquecendo o ecossistema de inovação ao integrar startups, corporações e especialistas para debater e desenvolver soluções que impactem positivamente o setor.