quinta-feira, 21/11/2024
spot_imgspot_img
InícioFoodInvestM&A de alimentos e bebidas do Reino Unido tem melhor 1º trimestre...

M&A de alimentos e bebidas do Reino Unido tem melhor 1º trimestre desde 2016, com destaque para setor plant-based

Valores dos negócios, contudo, tem queda expressiva, mas melhora na economia pode reverter o cenário

 

 

Um relatório da empresa de finanças corporativas Oghma Partners identificou um aumento na atividade de fusões e aquisições (M&A) no setor de alimentos e bebidas do Reino Unido. O volume de negócios aumentou nos primeiros três meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando os níveis mais altos desde o primeiro trimestre de 2016.

No entanto, os valores dos negócios permaneceram baixos; apenas 4,7% dos negócios estavam acima de £50,0 milhões em Valor Empresarial, e nenhum ultrapassou £100,0 milhões. O valor total dos negócios diminuiu 31,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso se deve, em grande parte, aos ventos macroeconômicos adversos no Reino Unido, que persistiram apesar da recente melhora nas condições de mercado. Além disso, 14% dos negócios foram aquisições de empresas em administração judicial, já que a inflação e os altos juros criaram um ambiente difícil de comércio e financiamento para empresas menores.

O setor de distribuição foi muito ativo no primeiro trimestre de 2024, especialmente para empresas que fornecem serviços de alimentação; exemplos incluem as aquisições da Vegetarian Express e da Total Foodservice Solutions. Os setores de Bebidas e Mercearia/Confeitaria também representaram uma grande proporção da atividade de negócios.

 

Leia Mais:

 

Um relatório da firma de advocacia do Reino Unido e Irlanda Browne Jacobson, em janeiro, previu que uma maior consolidação no setor de alimentos à base de plantas provavelmente ocorreria. Em meio a “incerteza econômica, instabilidade geopolítica e inflação crescente, as empresas precisarão ter uma estratégia para expandir a participação de mercado e diversificar portfólios de produtos, além de investir em tecnologias inovadoras, já que negócios digitais e automatizados oferecem níveis de produtividade mais altos e são menos impactados pela escassez persistente de mão-de-obra”, dizia o relatório.

O início de 2024 viu a economia do Reino Unido sair da recessão em que entrou na segunda metade de 2023, e tanto a confiança do consumidor quanto a confiança empresarial aumentaram substancialmente desde o ano passado.

Em março, a taxa de inflação caiu para seu nível mais baixo desde setembro de 2023; a inflação dos preços dos alimentos acompanhou esse padrão, marcando seu 12º mês consecutivo de queda nas taxas. O Banco Central manteve as taxas de juros estáveis em 5,25% desde setembro de 2023, com cortes de taxa previstos para a segunda metade de 2024. A combinação desses fatores cria uma perspectiva positiva para a atividade de M&A no setor de alimentos e bebidas do Reino Unido, no entanto, pode levar algum tempo para que os valores dos negócios aumentem novamente para os níveis pré-pandemia.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários