sexta-feira, 13/09/2024
spot_imgspot_img
InícioSala de InovaçãoCampinas ganha nova unidade do AptaHub, ecossistema de inovação na agricultura

Campinas ganha nova unidade do AptaHub, ecossistema de inovação na agricultura

Cidade concentra quatro dos sete espaços criados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

 

 

A rede de ambientes de inovação do agro inaugurou o AptaHub Campinas – Taquaral, unidade que faz parte de um ecossistema de espaços criados no estado de São Paulo para apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar, contribuindo para o cumprimento da agenda climática.

A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O investimento total do é de R$ 13,5 milhões, na construção de sete espaços no estado. O AptaHub conecta institutos, pesquisadores, empreendedores, investidores, startups, empresas e produtores rurais de São Paulo e desenvolve soluções alimentares.

A sexta unidade do ApthaHub no estado é também o quarto espaço com sede na cidade de Campinas direcionada ao desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio. A cidade já contava com duas unidades, no Gramado e Vila Itapura, e o Escritório de Inovação.

 

Leia Mais:

 

“A cidade de Campinas parece ser criada e pensada para ser berço de desenvolvimento de pesquisas. Não tem lugar mais acertado para sediar nossos institutos”, enfatizou o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, durante a abertura do evento.

A sétima unidade está prevista para ser inaugurada no mês de agosto, na sede do Instituto Biológico, na capital paulista. “É de extrema importância que possamos estabelecer facilitadores na nossa pesquisa, fortalecendo espaços que proporcionem o diálogo e promova avanços neste âmbito”, ressaltou Edson Fernandes. As outras unidades do AptaHub estão em Santos e Ribeirão Preto.

O encontro reuniu diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e dos sete Institutos que integram a Apta — Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.

No cenário do agronegócio da região metropolitana de Campinas, a cana-de-açúcar e o café predominam, além da fruticultura. A produção de carne de frango tem importância expressiva também, favorecendo o desenvolvimento de  inovações tecnológicas que venham impulsionar os negócios destes segmentos do agro.

RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários