Inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira, 15 de maio
A Niterra do Brasil, em parceria com a PwC Agtech Innovation, está com inscrições abertas até quarta-feira, 15 de maio, de um desafio que visa encontrar soluções baseadas em inteligência artificial para enfrentar os desafios de manejo em diferentes culturas. O projeto é voltado para startups, grupos de pesquisa e pesquisadores especializados na área agrícola.
Enfrentar os desafios relacionados ao manejo de diversas culturas agrícolas é uma tarefa complexa que afeta diretamente a produtividade e sustentabilidade das plantações. Atualmente, soluções convencionais, como a aplicação generalizada de insumos agrícolas, mostram-se ineficientes e demandam intervenções adicionais em diferentes estágios do ciclo de cultivo.
Leia Mais:
- Extremos climáticos serão cada vez mais frequentes, alertam especialistas
- NotCo anuncia veterano como presidente para o Brasil
- Agtech neozelandesa eleva produtividade com tratamento de sementes com luz UV
Segundo dados do Economic Research Service U.S. Department Of Agriculture, o Brasil precisará aumentar em mais de 76% a produção de grãos e 41% de sementes oleaginosas até 2031 para atender à demanda mundial de milho e soja.
Nesse contexto, o uso da inteligência artificial (IA) surge como uma solução adaptável para enfrentar os desafios presentes na produção agrícola, oferecendo a implementação de algoritmos avançados de aprendizado. Isso possibilita uma abordagem mais precisa e eficiente, aumentando a produtividade e sustentabilidade em todo o processo operacional, como destacado em uma publicação da Forbes Brasil, que aponta que a IA movimentará R$ 23,6 bilhões na agricultura até 2028.
A solução proposta deve buscar a otimização de práticas como irrigação, adubação, controle de doenças, entre outros, promovendo os melhores resultados para toda a cadeia. Isso não só impulsionará o manejo sustentável nas diversas culturas, mas também contribuirá para a redução do impacto ambiental associado a práticas agrícolas convencionais.
A chamada aberta busca identificar startups, grupos de pesquisa ou pesquisadores especializados na área agrícola, com foco em soluções baseadas em inteligência artificial. Os participantes selecionados terão a possibilidade de financiamento da prova de conceito, co-criar uma tecnologia/solução para desafios compartilhados e se conectar com os centros de inovação global do Grupo Niterra.
A Niterra do Brasil é uma multinacional japonesa do ramo automotivo, reconhecida globalmente pelas suas marcas NGK e NTK, as quais são líderes no fornecimento de produtos de elevada tecnologia para os sistemas de ignição automotiva. Como parte de sua estratégia de expansão, a empresa identificou o agronegócio como uma de suas prioridades. No Brasil, as iniciativas nessa frente são lideradas pela MOVA – Divisão de Novos Negócios e Inovação.