terça-feira, 28/01/2025
spot_imgspot_img
InícioStartupCom DNA brasileiro, startup desenvolve leite a partir de semente de melancia

Com DNA brasileiro, startup desenvolve leite a partir de semente de melancia

Produto é livre de soja, nozes e açúcar, com apenas 50 calorias por porção

 

 

A startup norte-americana Força Foods, sediada em San Francisco, lançou uma novidade no mercado de alimentos plant-based: o MILKish, um leite feito pela primeira vez a partir de sementes de melancia. Disponível nos sabores original e baunilha, o produto é livre de soja, nozes e açúcar, com apenas 50 calorias por porção.

Por trás da Força Foods está o brasileiro Guilherme Maia Silva, empreendedor formado em Ciências Vegetais pela UC Davis, com experiência em agricultura orgânica e sustentável. A empresa, fundada em 2021, surgiu da preocupação de Silva com o impacto ambiental de culturas que demandam muita água, como as amêndoas. Atualmente, a Califórnia concentra mais de sete mil produtores desse fruto, que exige grandes volumes de irrigação.

De acordo com a empresa, o MILKish se destaca pela textura cremosa e sabor suave, oferecendo uma opção saudável para diversas ocasiões: no café da manhã com cereais, em receitas sem laticínios, ou como base para bebidas como cappuccinos e smoothies.

 

Leia Mais:

 

“Com apenas 50 calorias por copo, 2g de proteína e ZERO açúcar, você pode preparar aquele latte cremoso sem culpa”, destaca a Força Foods em seu site. Com uma fórmula à base de sementes de melancia e proteína de ervilha, o leite não contém carragena, nem aromas ou corantes artificiais.

As sementes de melancia são um superalimento: além de terem mais proteína que as amêndoas, são ricas em vitaminas, gorduras saudáveis e antioxidantes. A produção desse ingrediente também se destaca pelo baixo impacto ambiental, utilizando 99% menos água do que as amêndoas, 90% menos que as sementes de gergelim e 53% menos que a soja.

O desenvolvimento do *MILKish* levou cerca de um ano de pesquisa e testes, e o produto já está disponível no site da empresa. Inicialmente, a Força Foods pretende expandir sua presença por meio de parcerias no setor de food service e, em seguida, entrar no varejo. Além do leite, a empresa planeja desenvolver uma linha completa de produtos à base de sementes de melancia para oferecer opções mais eficientes no uso de recursos hídricos.

A Força Foods também explora outras inovações alimentares com melancias, como adoçantes derivados da fruta e queijos vegetais. “A escassez de água é um dos maiores desafios para a produção global de alimentos, e a agricultura responde por mais de 70% do consumo de água doce no mundo. Consumir alternativas com menor pegada hídrica é uma forma simples e saborosa de viver de forma mais sustentável”, afirma a startup.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários