Como combater o desperdício de comida e reduzir o cenário de insegurança alimentar? Esse é o desafio que a startup francesa Kikleo pretende resolver. Os especialistas da empresa desenvolveram um mecanismo que usa câmeras e balanças guiadas por inteligência artificial (IA) para monitorar, em tempo real, a quantidade de alimentos que está sendo descartada em uma cozinha.
Para a análise funcionar, as câmeras ficam posicionadas acima de pias, mesas e lixeiras, como explica o site Springwise. A tecnologia, então, faz um processamento de imagens para identificar e quantificar automaticamente os tipos e as quantidades de alimentos deixados em pratos e bandejas.
Os resíduos também podem ser monitorados com balanças semiautomáticas. A plataforma fornece dados em tempo real sobre o que está sendo descartado nas lixeiras.
Para quantificar a dimensão do desperdício, a IA faz uma combinação do custo de cada alimento com as porcentagens de cada tipo de descarte. Isso ajuda a fornecer às organizações o detalhamento dos custos de suas perdas.
O sistema está apto para funcionar em todos os tipos de cozinhas, e os usuários podem personalizar relatórios para acompanhar o progresso em relação às suas metas de sustentabilidade. Com isso, a startup consegue dar suporte adicional para sugestão de melhorias. De acordo com a empresa, o mecanismo ajuda a reduzir em até 50% o desperdício de alimentos.
A tecnologia já está sendo utilizada por mais de 20 organizações na França e está disponível para pedidos no site oficial da empresa.