sexta-feira, 11/10/2024
spot_imgspot_img
InícioNutrição e Bem-estarEstudo sugere que nitratos de plantas são benéficos à saúde

Estudo sugere que nitratos de plantas são benéficos à saúde

Pesquisa da Edith Cowan University (ECU), Austrália, mostra que o nitrato pode seguir dois caminhos diferentes quando introduzido no corpo

 

 

 

Uma pesquisa da Edith Cowan University (ECU), Austrália, mostra que o nitrato proveniente de plantas pode reduzir o risco de morte por várias causas, incluindo doenças cardíacas e câncer. Por outro lado, nitratos provenientes de produtos de origem animal e carnes processadas podem aumentar o risco de mortalidade.

Nitrato e nitrito são encontrados em alimentos e bebidas; suas fontes podem ser plantas, carnes processadas (adicionados como aditivos), água potável ou produtos de origem animal, onde ocorrem naturalmente, e seu consumo impacta a saúde humana de várias maneiras.

Em termos simplistas, o nitrato pode seguir dois caminhos diferentes quando introduzido no corpo. Um é formar um composto chamado óxido nítrico, que demonstrou melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir a pressão arterial e apoiar a saúde cardiovascular geral. Mas o nitrato também pode seguir um segundo caminho, formando um grupo de compostos chamados nitrosaminas, que são considerados carcinogênicos e estão ligados ao câncer. O estudo sugere que os compostos antioxidantes nos vegetais empurrem o nitrato para o primeiro caminho.

 

Leia Mais:

 

O estudo pesquisou se os resultados de saúde associados ao consumo de nitrato e nitrito diferiam dependendo da fonte desses compostos. Após examinar 52.247 participantes do Estudo Dinamarquês de Dieta, Câncer e Saúde, calculando sua ingestão de nitrato e nitrito com base em dados de composição de alimentos e bancos de dados nacionais de qualidade da água potável, os pesquisadores sugerem que a fonte de nitrato é importante.

Os nitratos de origem vegetal parecem ser benéficos, enquanto nitratos de outras fontes podem representar riscos à saúde. O estudo descobriu que ingestões moderadas a altas de vegetais ricos em nitrato reduzem o risco de mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares (DCV) e câncer em 14% a 24%. Segundo o estudo, a razão por trás desse resultado é que os antioxidantes vegetais parecem converter os nitratos das plantas em óxido nítrico, o que beneficia a saúde cardiovascular.

A pesquisa reforçou as evidências crescentes de que não há risco de câncer associado a vegetais ricos em nitrato, incluindo verduras e beterraba, como comumente se acreditava.

Enquanto isso, os pesquisadores descobriram que outras fontes de nitratos podem ser convertidas em nitrosaminas potencialmente prejudiciais, que são carcinogênicas. Segundo o estudo, maiores ingestões de nitrato de origem animal foram associadas a um aumento de 9% e 12% no risco de mortalidade por todas as causas e relacionadas a doenças cardiovasculares (DCV), respectivamente. Ao mesmo tempo, o nitrito de origem animal foi associado a um aumento no risco de mortalidade por todas as causas, relacionadas a DCV e câncer em 25%, 29% e 18%, respectivamente.

No caso dos nitratos e nitritos provenientes de carnes processadas, os pesquisadores sugerem um aumento no risco de mortalidade por todas as causas e relacionadas ao câncer em 12% a 22%. Curiosamente, participantes com maior ingestão de nitrato da água da torneira foram associados a maior mortalidade por todas as causas e relacionadas a doenças cardiovasculares, mas não a câncer.

Embora a pesquisa não pudesse apontar o nitrato de origem vegetal como o único fator na promoção da saúde humana — já que os vegetais contêm outros compostos ligados a menores riscos de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes — o estudo enfatiza a importância de consumir mais vegetais ricos em nitrato para reduzir os riscos de mortalidade. Incentiva uma dieta rica em vegetais e redução de carnes processadas.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários