Acordo visa produzir e distribuir o Tastilux, uma gordura alternativa feita por fermentação de precisão, no mercado da Ásia-Pacífico
A Nourish Ingredients, startup baseada em Canberra, na Austrália, anunciou uma parceria com a Cabio Biotech, empresa chinesa especializada em fermentação e biotecnologia. O acordo visa produzir e distribuir o Tastilux, uma gordura alternativa feita por fermentação de precisão, no mercado da Ásia-Pacífico.
A fermentação combina técnicas tradicionais de fermentação com avanços biotecnológicos para criar compostos como proteínas, vitaminas, pigmentos e gorduras. No caso do Tastilux, a tecnologia é usada para replicar a textura, o sabor e as propriedades de cozimento de gorduras animais em carnes vegetais, como frango, porco e carne bovina.
Apresentado pela primeira vez em 2023 na South by Southwest, em Sydney, o Tastilux utiliza lipídios naturais escalados por fermentação de precisão para alcançar uma experiência sensorial próxima à de carnes tradicionais. A parceria com a Cabio Biotech permitirá a produção em larga escala do produto, com alto padrão de qualidade e redução de desperdícios, graças à infraestrutura avançada da empresa chinesa, que é referência global em ácidos graxos de cadeia longa.
Leia Mais:
- COP29: Líderes globais são pressionados a promover transição alimentar justa
- Armored Fresh lança parmesão vegetal com sabor clássico e de kimchi
- Empresa australiana lança foie gras cultivado e inicia vendas em Hong Kong
Embora o foco inicial seja em carnes vegetais, a colaboração poderá se expandir para outros segmentos, como refeições prontas, snacks, temperos e condimentos.
Com o consumo anual de carne na China próximo a 100 milhões de toneladas, Nourish Ingredients e Cabio Biotech veem uma oportunidade significativa para substituição parcial por alternativas vegetais. Um deslocamento de apenas 1% para essas alternativas até 2026 representaria um mercado de 1 milhão de toneladas.
A Cabio será responsável pela distribuição local e suporte regulatório, enquanto a Nourish liderará as vendas globais. O Tastilux, como alimento inovador, exige aprovação dos órgãos reguladores chineses, processo que a Cabio, com sua experiência local, facilitará. Além disso, a Nourish já busca autorização regulatória em Singapura.
A Nourish Ingredients, que já arrecadou cerca de US$ 40 milhões em investimentos, também desenvolveu o Creamilux, uma alternativa de gordura para aplicações não lácteas. Em parceria com a Fonterra, gigante neozelandesa de laticínios, a startup explora novos produtos à base de leite e vegetais.