Nova plataforma conecta empresas startups universidades e investidores e oferece conteúdo exclusivo sobre inovação e tecnologia no setor de alimentos
O FoodTech Hub Latam acaba de lançar oficialmente sua primeira plataforma digital voltada para a comunidade de AgFood Tech. O anúncio foi feito durante o VI International Food Tech Forum 2025 e marca um novo passo na integração de empresas investidores empreendedores universidades e governo dentro de um mesmo ecossistema de inovação aberta.
A plataforma FTH Latam nasce com o objetivo de promover conexões estratégicas e fomentar o compartilhamento de conhecimento por meio de recursos digitais acessíveis e colaborativos. “Desde o início tivemos o desafio de unir nossa comunidade em um espaço contínuo de aprendizado e colaboração. Agora conseguimos transformar isso em realidade com uma ferramenta que fortalece ainda mais o ecossistema”, destaca Paulo Silveira CEO do FoodTech Hub Latam.
Entre os principais recursos da nova plataforma estão o Chat para interação entre membros, o FTH News, canal de notícias exclusivo do ecossistema, e uma seção destinada às publicações dos próprios membros, como artigos pesquisas e inovações. Há também uma área com benefícios exclusivos para empresas participantes.
Leia Mais:
- Agricultura de precisão ultrapassa biotecnologia em captação de investimentos pela primeira vez desde 2017
- Investimentos em proteínas alternativas somam US$ 443 milhões no primeiro semestre
- Brasil envia sementes para Estação Espacial Internacional pela primeira vez
Outro destaque é a Biblioteca de Conteúdo, que traz relatórios e materiais segmentados com resumos explicativos, além de um mapeamento das principais universidades e suas linhas de pesquisa. “Queremos que a academia participe de maneira mais efetiva. A digitalização é essencial para aproximar esse conhecimento da prática de mercado”, explica Silveira.
A biblioteca ainda conta com sugestões mensais de livros e estimula a publicação de pesquisas acadêmicas. Também há um acervo de vídeos com cursos e palestras de parceiros.
Na seção voltada para Startups, a plataforma apresenta as principais soluções do Brasil e do exterior divididas por segmento, além de atualizações do setor. Em breve, estarão disponíveis um programa de aceleração virtual e uma plataforma de inovação aberta, desenvolvida para conectar desafios das empresas com soluções de startups e centros de pesquisa.
A plataforma também disponibiliza um calendário de eventos com as principais iniciativas promovidas pelo FoodTech Hub Latam ao longo do ano, entre elas:
- International Food Tech Fórum
- World Food Day
- Fórum de Ecossistemas
- Café com Inovação
- FTH Tech Day
- GIMI Webinars com eventos semanais promovidos pelo Global Institute for Management Innovation
Além disso, a FTH Academy começa a divulgar cursos internos e de parceiros estratégicos, ampliando ainda mais o alcance formativo da plataforma.
“O lançamento da plataforma é só o começo. Queremos que esse ambiente cresça com a contribuição de todos os atores da cadeia de inovação em alimentos. Estamos construindo juntos um futuro mais conectado e colaborativo para o setor”, finaliza Paulo Silveira.




