TissenBioFarm desenvolveu sistema inovador de biofabricação que permite a produção “ultrarrápida” de músculos e gorduras em forma de fibras
A startup sul-coreana TissenBioFarm conquistou o prêmio de “Produto de Carne Cultivada do Ano” no AgTech Breakthrough Awards 2024. A premiação destaca o impacto das tecnologias escaláveis e de baixo custo da empresa na produção de carne cultivada. O AgTech Breakthrough é uma organização de inteligência de mercado que reconhece as principais empresas, tecnologias e produtos nos setores de agricultura e tecnologia alimentar.
A TissenBioFarm desenvolveu uma plataforma para produzir bifes marmorizados inteiros utilizando um sistema inovador de biofabricação que permite a produção “ultrarrápida” de músculos e gorduras em forma de fibras. Comparado com a bioprinting 3D convencional, seu sistema é até 35 mil vezes mais rápido, permitindo a produção de 300 kg de fibras por hora.
Além disso, a startup utiliza tecnologia optogenética para induzir a proliferação e diferenciação celular com luz, eliminando o uso de soro fetal bovino e outras proteínas caras, reduzindo assim os custos de produção.
Para criar produtos com uma aparência realista, a foodtech utiliza técnicas de biomimética para imitar a estrutura do tecido muscular da carne real com diferentes padrões. A empresa explica que o marmoreio é essencial na classificação da carne bovina, pois melhora seu sabor e textura. Outra vantagem da tecnologia é que os padrões de marmoreio e perfis nutricionais podem variar para atender às preferências dos consumidores e da indústria por produtos mais saudáveis ou direcionados.
Leia Mais:
- Produtora de leite de aveia canadense amplia capacidade de produção em 60%
- Leite à base de plantas irão dominar o mercado europeu em 2040, prevê consultoria
- Nuggets vegetais vencem duelo com o de frango em estudo com teste às cegas
Um teste realizado no ano passado produziu com sucesso um protótipo de carne cultivada de 10 kg, e a tecnologia permite a criação de vários cortes de carne, desde filé mignon até ribeye.
Fundada em Pohang, Coreia do Sul, em 2021, a TissenBioFarm se concentra na produção de carne cultivada de alta qualidade e nutritiva que replica a experiência sensorial da carne convencional. A meta da empresa é alcançar a produção em massa a um custo razoável.
A empresa faz parte da recém-lançada Associação da Indústria de Alimentos do Futuro Bio, que visa apoiar e desenvolver o setor de carne cultivada no país. Ela também está colaborando com outras nove empresas na zona especial sem regulamentação designada pelo governo sul-coreano para demonstrar a comercialização da carne cultivada.
Em setembro de 2022, a TissenBioFarm levantou US$ 1,6 milhão em uma rodada de financiamento pré-Series A e já recebeu vários reconhecimentos. Até 2027, a empresa pretende aprimorar ainda mais sua tecnologia para reduzir o custo de produção da carne cultivada para cerca de US$ 10 o quilo.