sexta-feira, 06/12/2024
spot_imgspot_img
InícioAgtechStartups crescem na região Norte, afirma Radar Agtech

Startups crescem na região Norte, afirma Radar Agtech

O último relatório do Radar Agtech Brasil 2023 trouxe uma importante revelação: o expressivo crescimento de startups na região Norte do país. De acordo com o levantamento, o número dessas empresas mais do que quadruplicou de 2022 para 2023, saltando de 26 para 116.

O Radar Agtech Brasil é um mapeamento anual das startups do setor agrícola brasileiro, também conhecidas como agtechs ou agritechs. Desenvolvido em colaboração entre a Embrapa, a SP Ventures e a Homo Ludens, o estudo não apenas identifica essas empresas, mas também analisa ambientes de inovação e o cenário de investimento no setor. Isso permite a conexão das agtechs a diversos ecossistemas, tanto nacional quanto internacionalmente.

Desde seu início em 2019, o estudo tem mostrado uma evolução constante. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 14,7% no número de startups que atuam no agronegócio, passando de 1.703 para 1.953. A maioria das agtechs mapeadas ainda está concentrada nas regiões Sudeste (56,9%) e Sul (26%).

Segundo Cleidson Nogueira, analista da Embrapa, o levantamento é conduzido com base em uma metodologia que considera duas abordagens: o registro voluntário, no qual as empresas se cadastram no site do Radar Agtech de forma contínua, ou convites públicos. Além disso, o estudo inclui o mapeamento de startups que interagem com as instituições envolvidas no desenvolvimento do relatório, bem como a consulta a listas disponíveis no Brasil, incluindo entidades apoiadoras como o Sebrae e ambientes de inovação como o Supera Parque.

Entre as cidades com maior número de startups do setor agrícola, as dez primeiras posições são ocupadas por municípios das regiões Sudeste e Sul, com destaque para São Paulo, que lidera a lista, seguida por Curitiba, no Paraná. Contudo, ao expandir o escopo para os 20 primeiros colocados, é possível observar a presença de cidades do Centro-Oeste, como Goiânia e Brasília, e também da região Norte, incluindo Manaus e Belém. Este último dado evidencia o crescente papel da região Norte no cenário das startups do agronegócio no Brasil.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários