quinta-feira, 19/09/2024
spot_imgspot_img
InícioNutrição e Bem-estarEmpresa lança ATP para bebidas energéticas que melhora a potência muscular

Empresa lança ATP para bebidas energéticas que melhora a potência muscular

A empresa de ciência de alimentos sediada nos EUA, Glanbia Nutritionals, apresenta OptiATP, uma nova forma otimizada de adenosina 5-trifosfato (ATP) que é estável em ambientes de processamento de bebidas prontas para beber com baixo pH/alta acidez e alta temperatura. A empresa afirma que a solução pronta para beber (RTD), lançada inicialmente no mercado norte-americano, é ideal para uso em bebidas energéticas e esportivas.

O ATP compreende um açúcar ribose, uma base de adenina e três grupos fosfato conectados por ligações fosfato de alta energia. PeakATP, o principal ingrediente do OptiATP, melhora a produção de potência muscular e aumenta a força, a potência e a massa corporal magra, ao mesmo tempo que reduz a fadiga muscular e mental.

“Até agora, a formulação de bebidas contendo ATP tem sido um desafio porque as fontes padrão de ATP degradam-se rapidamente sob condições típicas de processamento de bebidas em alta temperatura e ao longo do prazo de validade da bebida acabada”, diz Schreck, associado de marketing de produto da Glanbia Nutritionals.

A empresa incorporou o ingrediente PeakATP do Grupo TSI desenvolvido com tecnologia de encapsulamento patenteada, tornando o ATP 46% mais estável após 12 meses e 59% mais estável após seis meses em bebidas prontas para beber processadas com enchimento a quente asséptico.

A Glanbia Nutritionals está atualmente trabalhando para desenvolver outras aplicações para OptiATP.

“Estamos explorando ainda mais seu uso em pH neutro e processamento de bebidas carbonatadas e em outras aplicações processadas em alta temperatura, como géis e gomas. Isso permitirá que as marcas diversifiquem ainda mais suas ofertas de produtos energéticos e esportivos, proporcionando aos seus consumidores formas adicionais de receber os benefícios do ATP”, diz Schreck.

O ATP melhora o processo de energia celular biológica. Seis estudos clínicos em humanos refletem seus benefícios no apoio a muitas áreas do desempenho atlético, crescimento muscular e recuperação. O ingrediente aumenta a resistência, o crescimento muscular, a força e a recuperação sem causar nervosismo ou falhas de energia nos usuários.

O último estudo clínico sobre PeakATP, realizado por pesquisadores da Universidade da Flórida Central, demonstrou maior clareza mental, foco e tempos de reação pós-exercício devido ao ingrediente nootrópico. As descobertas foram publicadas na Frontiers in Nutrition. O ATP pode resolver esses desequilíbrios.

Guia ATP

A liberação de energia do ATP apoia atividades celulares vitais, como a contração muscular e a síntese de proteínas, lipídios e ácidos nucléicos, e gera impulsos elétricos nas células nervosas. Repara as membranas celulares e a sinalização celular.

A sinalização de ATP atua especificamente na neurotransmissão, contração muscular, função cardíaca e resposta cognitiva.

O OptiATP atende à atual demanda dos consumidores por produtos que atendem a múltiplas necessidades relacionadas à energia e ao desempenho – desde energia sustentada até reabastecimento ou recuperação. Embora ingredientes como a cafeína ainda dominem, mais pessoas procuram ingredientes funcionais e não estimulantes.

De acordo com a Glanbia Nutritionals, as fontes padrão de ATP degradam-se rapidamente sob condições típicas de processamento de bebidas em alta temperatura e comprometem a vida útil da bebida acabada. OptiATP é uma forma mais estável para uso em formulações RTD.

Fonte: Nutrition Insight

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários