quinta-feira, 19/09/2024
spot_imgspot_img
InícioFoodtechFoodtechs usam IA para monitorar lixo de restaurantes e estoques de supermercados

Foodtechs usam IA para monitorar lixo de restaurantes e estoques de supermercados

Iniciativas buscam reduzir o desperdício de alimentos, um problema global e que contribui para as emissões de gases de efeito estufa

 

A crescente aplicação da Inteligência Artificial tem contribuído no enfrentamento de um problema global: o desperdício alarmante de alimentos por supermercados e restaurantes, responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, rivalizando com a pegada ambiental de setores como aviação e transporte marítimo.

Nos Estados Unidos, empresas como a Winnow e a Afresh estão na vanguarda desse movimento, desenvolvendo ferramentas baseadas em IA para monitorar e otimizar o uso de alimentos. A Winnow, por exemplo, criou uma ferramenta que utiliza câmeras para analisar o lixo de restaurantes, distinguindo entre itens valiosos e resíduos comuns. Recentemente, uma cadeia de hotéis Hilton que adotou essa tecnologia descobriu que a quantidade de bolos ofertadas no café da manhã era excessiva, e que feijões assados frequentemente não eram totalmente consumidos.

 

Leia Mais:

 

Por sua vez, a Afresh foca em supermercados, processando dados para identificar discrepâncias entre o estoque e as preferências dos consumidores. Utilizando inteligência artificial, a foodtech é capaz de prever padrões de compra e demanda, oferecendo insights valiosos para otimizar o gerenciamento de estoque e reduzir o desperdício. A tecnologia analisa cerca de seis anos de dados relativos às vendas de cada produto disponível na seção de alimentos frescos de um supermercado parceiro. Sua ferramenta consegue prever quando as pessoas comprarão abacates e a que preço. Ele pode combinar isso com dados relativos à rapidez com que os abacates estragam e, por sua vez, orientar quantos abacates devem ser estocados.

Essas iniciativas são cruciais em um cenário onde, nos Estados Unidos, um terço dos alimentos cultivados nunca chega a ser consumido. Globalmente, estima-se que 1 bilhão de toneladas de alimentos foram desperdiçadas em 2022, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Esses avanços tecnológicos destacam a importância de repensar práticas comerciais e padrões de consumo para mitigar o desperdício de alimentos e seus impactos ambientais. Conforme evidenciado pelo grupo de pesquisa Refed, cerca de 70% dos alimentos desperdiçados em restaurantes são aqueles deixados nos pratos, ressaltando a necessidade de reavaliar o dimensionamento das porções e adotar abordagens inovadoras para enfrentar esse desafio global.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais lidas

Últimos comentários